Unicesumar
Unicesumar

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) participam do treinamento para o Sistema CEP/CONEP, realizado na UEL, em Londrina

O evento tem o objetivo de atender os membros os Comitês de Ética, os representantes de usuários e pesquisadores em todas as regiões do Brasil

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019, os professores Dr. Leonardo Pestillo de Oliveira e Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da Silva, membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UniCesumar, juntamente com a secretária do CEP Rosemeire de Fátima Duartes Factori e os representantes dos usuários Mariane de Oliveira Araújo Pasquini e Aparecido da Silva Castro, participaram do treinamento para o Sistema CEP/CONEP, realizado na Universidade Estadual de Londrina. A participação no evento ocorreu com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa da UniCesumar.

O treinamento para o Sistema CEP/CONEP é uma realização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa com o objetivo de atender os membros os Comitês de Ética, os representantes de usuários e pesquisadores em todas as regiões do Brasil.

O evento foi composto por palestras sobre assuntos relacionados à ética em pesquisa com seres humanos, além de salas de conversa com trocas de experiência e compartilhamento de processos de trabalho. Em Londrina, as salas temáticas tiveram os seguintes assuntos: 1) Especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das Ciências Biomédicas; 2) Especificidades éticas nas pesquisas que se utilizam de metodologias próprias das Ciências Humanas Sociais; 3) Sobre o papel e a participação do Representante de Usuários; 4) Especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS; 5) Esclarecimentos acerca da tramitação dos estudos do tipo “relato de caso” no Sistema CEP/Conep para a área biomédica.

No último dia do evento, o professor Dr. Leonardo ficou responsável por apresentar os resultados das discussões da sala temática sobre as especificidades éticas das pesquisas de interesse estratégico para o SUS. A participação no evento foi fundamental para que os membros do CEP da UniCesumar se mantenham atualizados sobre os procedimentos de avaliação ética dos projetos de pesquisa da Instituição.

Últimas notícias

Categorias