Membros do Consuni se reúnem para apresentar resultados e discutir metas

Foram destaques temas como os resultados das CPAs, o Inspira 2020, as metodologias executadas no EAD e a inauguração do campus de Corumbá (MS)

O período entre o fim de um ano e o início de outro é o momento em que se analisa o caminho trilhado e traçam-se as metas para o próximo ano. Em função disso, o Consuni (Conselho Universitário) da UniCesumar se reuniu para discutir os resultados das atividades de 2019 e apresentar projetos e metas para 2020. A reunião ocorreu na última quinta-feira (5), no salão nobre da Instituição.

O evento foi marcado pela integração entre os Ensinos Presencial e a Distância, incluindo a participação dos diretores das unidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa. Alguns destaques foram os resultados das CPAs realizadas, o Inspira 2020, as tecnologias executadas no ensino a distância, a chegada da Instituição a Corumbá (MS) e a criação do Comitê de Sustentabilidade e do Instituto UniCesumar.

“Esse é o momento no qual discutimos tudo que está sendo feito, além de voltar nossos olhos para o que a UniCesumar desenvolverá em 2020”, disse o reitor Wilson de Matos Silva, que destacou a importância de ter professores cada vez mais capacitados e comprometidos. “Essa é a profissão mais nobre, formadora de todas as outras. Mas, sem um corpo docente eficiente, não há projeto pedagógico que funcione, pois quem não gosta de aprender não tem autonomia para ensinar. Nós precisamos mudar a cultura anticonhecimento que está vigorando para que possamos construir um Brasil melhor.”

Para a pró-reitora executiva de Ensino Presencial, Andrea Borim, esse foi um ano muito produtivo para a Instituição. “Nosso time esteve dedicado a acolher e auxiliar os alunos. A busca pela IEs acontece por inúmeros motivos, mas estamos orgulhosos por conseguir atender nossos estudantes em todas as formas.”

O olhar positivista também foi abordado pelo Pró-Reitor Executivo de Educação a Distância, William Victor Kendrick de Matos Silva. “Estamos entre os grandes, mas nossas conquistas são pouco em relação à gratidão que temos por esse ano que passou. No caso do ensino a distância, a sala de aula do aluno é o aplicativo, então temos o grande desafio de oferecer os melhores processos, que sejam acessíveis para alunos de todas as rendas.”

EXPANSÃO

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UniCesumar, Marcos Antonio da Silva, aproveitou a ocasião para pontuar dois grandes feitos da Instituição: a implantação do campus de Corumbá (MS), programada para o ano que vem, e a conquista do Conceito Institucional 5 na avalição do MEC. Com o Conceito Institucional 5, a UniCesumar chega mais próxima da transformação de centro universitário em universidade. “Estamos em fase final de deferimento”, disse Silva.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade, um tema que se tornou parte da missão da UniCesumar, foi abordada pelo diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos. “Com as ações desenvolvidas ao longo de 2019 e a recente criação do Instituto UniCesumar, a instituição ratifica seu posicionamento efetivo frente à causa social, unindo a sustentabilidade com o desenvolvimento educacional. Desse modo, o crescimento institucional acontece na mesma medida que sua contribuição para o bem comum”, ressaltou o diretor.