Membros do Consuni se reúnem para primeira reunião de 2020

Realizado no dia 31 de janeiro, encontro foi marcado pelo início das comemorações dos 30 anos da UniCesumar

O início do ano é o momento em que se discutem os próximos passos e os objetivos a serem atingidos, baseados no que foi conquistado até então. Por isso, o Consuni (Conselho Universitário) da UniCesumar se reuniu na última sexta-feira (31), dando início às atividades de 2020 com destaque na comemoração dos 30 anos da Instituição.

No evento, estiveram presentes autoridades dos Ensinos Presencial e a Distância, incluindo a participação dos diretores das unidades de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.

“Essa é uma ocasião extremamente importante para nós. São 30 anos de muito trabalho, controvérsia e sucesso, e é nosso objetivo trabalhar em prol da melhora da qualidade de ensino. Essa luta faz da UniCesumar uma das melhores instituições de ensino do Brasil”, disse o reitor da Instituição, professor Wilson de Matos Silva.

Compartilhando uma série de histórias que marcaram a trajetória da UniCesumar, o reitor aproveitou a ocasião para apresentar números atingidos. São 153 mil m² de área construída, quatro campi presenciais, mais de 700 polos de educação a distância e marca ultrapassada de mais de 200 mil alunos.

O vice-reitor da UniCesumar, Wilson Matos Filho, também exaltou os 30 anos da Instituição. “Foi uma luta em todas as oportunidades”, disse. No evento, ele leu um discurso proferido pelo reitor na 3ª colação de grau da UniCesumar, em 1996, e fez uma analogia da história da Instituição com a sumaúma, uma planta tropical presente na Amazônia que, de tempos em tempos, irriga toda a região em torno dela e é conhecida como “Árvore da Vida”.

Como homenagem, Wilson Filho entregou réplicas de sumaúmas ao reitor e também presidente da mantenedora, professor Claudio Ferdinandi. “Essa é a nossa história, construída através de sonhos. Quem faz a diferença é percebido. Dentro do contexto e das possibilidades, dá para ser inovador”, disse.

Outras autoridades também exaltaram os triunfos da Instituição. “São muitas as famílias do Brasil todo que são privilegiadas pela UniCesumar”, disse o Diretor de Relações Institucionais Weslley Matos, que ressaltou o trabalho realizado em prol da responsabilidade social, incluindo o curso de língua portuguesa para imigrantes e refugiados. “Precisamos continuar trabalhando pelos que estão migrando para o Brasil. A comunicação que rompe fronteiras.”

Já William Matos, pró-reitor executivo de Educação a Distância, relacionou as conquistas da UniCesumar nos últimos 30 anos a três palavras: gratidão, responsabilidade e caminho. “Gratidão é a primeira palavra que tenho a dizer. Isso nos qualifica a alçar voos cada vez mais altos. A segunda é responsabilidade, pois precisamos ser responsáveis todos os dias. E a última é caminho, porque após a conquista precisamos seguir nosso caminho rumo ao trabalho de sucesso”, salientou.

INSPIRASPACE E OUTRAS NOVIDADES

Outro destaque do evento foi o InspiraSpace, espaço criado pela UniCesumar para promover a alunos e professores aprendizado, integração e reflexão. O projeto é inédito em instituições de ensino do Brasil.

Além disso, Wilson Matos Filho apresentou aos membros do Consuni novos diretores da Instituição: Bruno Rodrigues (Marketing e Vendas), Guaracy Silva (Pós-Graduação) e Ricardo Vieira (Colégio Objetivo).

EDUCAÇÃO 4.0: A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

No evento, os membros também foram convidados a discutir sobre o livro “Educação 4.0: a quarta revolução industrial”, organizado pelo diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Fábio Reis.

Após a exibição de uma mensagem em vídeo enviada por Fábio, os participantes iniciaram as discussões sobre os capítulos do livro. Uma delas foi a pró-reitora executiva de Educação Presencial da UniCesumar, Andrea Borim. “Com essas abordagens, estamos aplicando investimento em ter o que é preciso para oferecer o melhor. Para isso, precisamos saber para que inovar e para onde ir, desenvolvendo alunos com autonomia de aprendizado”, destacou, citando como exemplos o banco de questões da UniCesumar e o novo modelo da Atividade de Estudo Programado (AEP).