Mensagem do Reitor - Dia do Professor

Banner-site15 de outubro. Dia do professor. Hoje não é somente uma data comemorativa. É também o dia em que olhamos para quem nos ajudou a mergulhar no melhor da vida: o conhecimento. O conhecimento abre caminhos, mas para isso precisamos decidir caminhar. O professor nos encoraja, nos apresenta possibilidades, nos dá ferramentas para esta jornada tão fascinante.

Eu gostaria de agradecer a cada um de vocês, professores e professoras da nossa universidade. Agradeço pelo empenho, pela dedicação e pela missão de educar. Sim, porque educar é, de fato, uma missão; não é apenas uma formação ou um emprego. É missão porque é para toda a vida, em todos os lugares, em todas as circunstâncias.
Nas palavras da sabedoria bíblica, o rei Salomão dizia que devemos buscar a sabedoria como quem busca um “tesouro escondido”: com afinco, com paixão, com disciplina, com dedicação.

A educação não pode ser reduzida às quatro paredes de uma sala de aula. Ela tem a ver com toda a sociedade. Uma nação não cresce, de fato, sem a educação. A justiça é tecida na teia da educação. Quem busca o conhecimento deixa de ser um mero espectador e se torna em protagonista das transformações tanto pessoais quanto sociais.

Já se dizia antigamente que o ser humano nasce, cresce e morre. Mas a nossa trajetória na terra é muito mais do que isso. E será mais rica tanto quanto aprendemos. Ou seja, nosso crescimento depende de quanto estamos dispostos a aprender. Como isso é verdade, o professor tem um papel fundamental na história humana.

O filósofo e educador norte-americano John Dewey disse lá no século 19:

"O professor que desperta entusiasmo em seus alunos conseguiu algo que nenhuma soma de métodos sistematizados, por mais corretos que sejam, pode obter".

Parabéns! E vamos continuar caminhando juntos nesta grande missão de transformar pessoas através do conhecimento.

Obrigado. Que Deus os abençoe a todos nossos Mestres.