PROJETO DE EXTENSÃO “ESCOLA NA FAZENDA”

Desde 2017 o PPGTL participa na organização e ação do Projeto de Extensão “Escola na Fazenda” (BIOTEC/ Fazenda Unicesumar), juntamente com os cursos de graduação em Agronomia e Medicina Veterinária.

Este projeto acontece duas vezes ao ano, paralelamente às Edições do Dia de Campo Unicesumar, tanto de verão, quanto de inverno e, em cada edição, envolve, aproximadamente, 500 crianças de escolas da rede pública da região.

Ao chegarem à fazenda BIOTEC/ Unicesumar, as crianças são conduzidas por uma visita guiada por monitores (alunos da graduação), pelos diferentes setores da Fazenda, onde, em cada setor, participam de atividades, observam e acompanham a rotina da fazenda, permitindo agregar conhecimento às crianças de forma lúdica.

Nos setores sob a responsabilidade do PPGTL são promovidas ações que envolvem o “Projeto Repensar” – discussões sobre os 5 Rs: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, por meio de palestras interativas, brincadeiras, pinturas e teatro, com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre os cuidados com o ambiente.

Prof. Márcia Andreazzi
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas/ PPGTL

Screenshot_1
Apresentação de teatro de marionetes sobre resíduos

Screenshot_2
Docentes e discentes do PPGTL – teatro de marionetes

Screenshot_3
UNIAGRO: algumas ações com as crianças
FONTE: https://www.facebook.com/uniagroconsultoria.unicesumar/

Screenshot_4

Vista aérea da Fazenda Experimental / UNICESUMAR

Área: 140 alqueires (paulista), sendo 60 alqueires em pastagens, para a criação de bovinos, equinos e pequenos ruminantes e 26 alqueires para agricultura: cultivo de soja, milho, trigo, sorgo, frutas, entre outros, e 60 alqueires em mata nativa. As espécies animais criadas na Fazenda Experimental são bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e suínos.