Unicesumar
Unicesumar

Projeto Selo de Excelência em Gestão do Conhecimento

Projeto Selo de Excelência em Gestão do Conhecimento

As organizações do segmento de Tecnologia de Informação são intensivas em conhecimento e necessitam de práticas que promovam a incorporação do conhecimento individual na organização para a promoção da inovação e sua manutenção no mercado. Sendo assim, este projeto tem como objetivo propor a criação de um selo de excelência em Gestão do Conhecimento, denominado Selo UniCesumar de excelência em Gestão do Conhecimento Segmento TI, a fim de estimular a Gestão do Conhecimento e os benefícios dela oriundos entre as organizações da indústria de software afiliadas à Software by Maringá (SbM).

O Selo é chancelado pela UniCesumar por meio do ICETI (Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação) e significa que a UniCesumar reconhece a excelência das práticas, processos e ferramentas para o gerenciamento do conhecimento organizacional por parte das empresas associadas à SbM no ano vigente. O projeto nasceu de uma pesquisa científica acerca da indústria de software desenvolvida por discentes e docentes do PPGGCO. A pesquisa foi consolidada por meio de publicações científicas qualificadas.

Este projeto teve os seguintes participantes: Nelson Tenório (Docente permanente do PPGGCO UniCesumar e pesquisador do ICETI); Rafaela Campos Benatti (Presidente da Software by Maringá – SbM); Danieli Pinto (Mestre em Gestão do Conhecimento pela UniCesumar); Marcello Bonfim (Coordenador dos cursos presenciais de TI – UniCesumar); Flávio Bortolozzi (Docente permanente do PPGGCO – UniCesumar e pesquisador do ICETI), e Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia (Docente permanente do PPGGCO – UniCesumar e pesquisador do ICETI).

Este projeto vem sendo desenvolvida desde o ano de 2018, gerando as seguintes premiações:

No ano de 2018:

Após a verificação do critério de qualificação – que estabelece que cada empresa só será considerada qualificada para participar do projeto para a obtenção do selo se tiverem, no mínimo, 4 colaboradores participando da pesquisa – as seguintes empresas foram consideradas aptas para a obtenção do selo: ACCELLOG, ALAC, DYGRANSOFT, EMPARI, RG4KIT, SISTERRA. Em seguida, a partir da metodologia adotada, foi realizada a análise do nível de Gestão do Conhecimento de cada empresa considerada apta, que resultou no seguinte ranking:

1° Lugar: Empresa RG4KIT; 2° Lugar: SISTERRA; 3° Lugar: EMPARI.

A premiação ocorreu no dia 07 de dezembro de 2018 na festa de encerramento das atividades do ano da SbM.

Sem título3Sem título2Sem título

No ano de 2019:

Após a verificação do critério de qualificação – que estabelece que cada empresa só será considerada qualificada para participar do projeto para a obtenção do selo se tiverem, no mínimo, 4 colaboradores participando da pesquisa – as seguintes empresas foram consideradas aptas para a obtenção do selo: ELOTECH, EMPARI, RG4KIT, SISTERRA. Em seguida, a partir da metodologia adotada, foi realizada a análise do nível de Gestão do Conhecimento de cada empresa considerada apta, que resultou no seguinte ranking: 1° Lugar: Empresa RG4KIT; 2° Lugar: EMPARI; 3° Lugar: ELOTECH.

A premiação ocorreu no dia 13 de dezembro de 2019 na festa de encerramento das atividades do ano da SbM.

Sem títuloSem título2Sem título3