Mestrado em Direito firma parceria com a Universidade de Lisboa

O curso de Mestrado em Direito do Cesumar deu um passo importante para ampliar suas relações internacionais e o intercâmbio com pesquisadores da comunidade científica europeia. Um convênio assinado nesta segunda-feira de manhã entre o reitor Wilson Matos e o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera Cruz Pinto, vai permitir que professores e pesquisadores das duas instituições mantenham intercâmbios e integrem os seus conhecimentos.

O objetivo principal do convênio, de acordo com coordenador do curso de mestrado em Direito, José Sebastião de Oliveira, é incrementar a pós-graduação stricto sensu no Cesumar. Segundo explicou, o convênio com a tradicional Universidade de Lisboa vai servir de respaldo para que o Cesumar possa futuramente pleitear a abertura do curso de doutorado em Direito.

"A Universidade de Lisboa, por meio da Faculdade de Direito, vai nos proporcionar um auxílio, inclusive com o seu quadro de docentes, para que tenhamos um diferencial em termos de professores de universidades europeias quando montarmos o nosso projeto de doutorado", salientou o professor.

Oliveira esclareceu que buscou a parceria com a Universidade de Lisboa "porque queríamos nos integrar a uma faculdade de direito que falasse a mesma língua que nós, o português". Outro fator relevante foi que o diretor daquela instituição é uma pessoa integrada à área de direito no Brasil, inclusive junto aos órgãos superiores do Ministério da Educação e Cultura.

Eduardo Cruz Pinto ressaltou o fato de a Universidade de Lisboa possuir convênios com universidades tradicionais, porém salientou a importância que a instituição tem dado também às novas  instituições,  que estão a procura de desenvolver a área de pesquisa e da graduação.

"Embora a nossa universidade tenha protocolos com instituições já prestigiadas, também se dirige para instituições como o Cesumar, pois entendemos que esta é uma instituição onde podemos apostar em relação aquilo que é a inovação, a ousadia e a vontade de fazer", disse o professor, ao informar que se trata do décimo protocolo firmado pela Faculdade de Direito que dirige.

Com relação aos benefícios que o Cesumar terá com esta parceria, Eduardo Pinto ressaltou que Portugal está dentro da estrutura de ensino da União Européia e, neste sentido, terá muito a contribuir com a comunidade do Cesumar, ao trazer para cá "todas as experiências que conseguirmos captar em contato com os europeus".

Na opinião do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Cesumar, Flávio Bortolozzi, o convênio assinado é extremamente importante, principalmente na consolidação da área de mestrado e doutorado, já que um dos componentes fundamentais exigido pela Capes é justamente a inserção internacional.

"Na linha específica do mestrado em Direito, este é um dos nossos primeiros parceiros internacionais e a Universidade de Lisboa, sem sombra de dúvidas, vai contribuir de forma  direta nas linhas de pesquisa que a gente trabalha", observou o pró-reitor.