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Mestrado em Promoção da Saúde inicia aulas da primeira turma


A interface entre diversos campos do conhecimento é o
diferencial  do curso de mestrado em
Promoção da Saúde do Cesumar, aberto ontem oficialmente na instituição. O interesse
de profissionais de diferentes áreas ficou evidente na formação da primeira
turma, composta por médicos, psicólogos, dentistas, técnicos da saúde, nutricionistas,
enfermeiros e educadores.

A aula inaugural do curso aconteceu ontem à noite, com
palestra do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Cesumar,
professor doutor Flávio Bortolozzi, que apresentou uma explanação sobre o
desenvolvimento do conhecimento científico no país e os diversos níveis de
pós-graduação.

Também estiveram presentes, o diretor de
Pós-Graduação,Valdecir Bertoncello, a diretora de Pesquisa, Ludhiana
Bertoncello e a  coordenadora do curso de
mestrado, professora Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, além de todo o corpo
docente do mestrado.

Proposta

Trata-se do primeiro curso de mestrado do Paraná com
preocupação exclusiva em qualificar profissionais para a promoção da saúde,
oferecendo duas linhas de pesquisa:  "Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo"
e  "O Ambiente Escolar na Promoção da
Saúde". A proposta do curso nasceu em parceria com o Consórcio Intermunicipal
de Saúde da região.

Os alunos terão disciplinas com temas amplos como, por
exemplo,
Promoção da Saúde e Sistema Educacional Brasileiro, Economia da Saúde,
Mídia, Cultura e Sociedade a outras mais específicas, como Mobilidade e
Motricidade na Terceira Idade, Alimentação e Atividade Física para Crianças e
Adolescentes ou, ainda,
Fitoterápicos e Promoção à Saúde, Epidemiologia,
Bioestatíca e Meio Ambiente, entre outras.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES I
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 30
Créditos: 2.0
Ementa
Esta atividade tem por objetivo analisar a contribuição dos diversos campos
disciplinares para a Promoção da Saúde, a partir de reflexões e práticas numa
perspectiva interdisciplinar. Nas Atividades Interdisciplinares I, que ocorre
no primeiro semestre do curso, os alunos entram em contato com as pesquisas
interdisciplinares por meio de leitura e discussão dos estudos desenvolvidos e
em desenvolvimento, faz estudos teóricos e metodológicos para a definição de um
quadro conceitual visando recortes físicos, espaciais e temporais. Além disso,
as atividades incluem a elaboração de grade de orientação para levantamento de
dados, informações e categorias comparativas de análise. Devido suas
peculiaridades, as atividades interdisciplinares desenvolvem-se por meio de
seminários, oficinas, palestras, estudos dirigidos, discussões, reuniões,
visitas técnico-científicas, entre outros.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES II
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 30
Créditos: 2.0
Ementa
Esta atividade tem por objetivo analisar a contribuição dos diversos campos
disciplinares para a Promoção da Saúde, a partir de reflexões e práticas da
construção da perspectiva interdisciplinar. As Atividades Interdisciplinares
II, que ocorrem no segundo semestre, os alunos passam por diferentes níveis de
estudo e análise de temas ligados a linha à qual está integrado. Visa a construção
de um projeto de pesquisa interdisciplinar da turma, ao qual se articularão os
projetos individuais de dissertação, a execução de processos interdisciplinares
e coletivos de pesquisa, ligados ao projeto comum e a discussão coletiva dos
resultados parciais das dissertações. Nesta atividade tem-se a definição das
questões de pesquisa para o projeto comum e hipóteses preliminares;
Levantamento de dados pretéritos, realização de entrevistas e visitas a campo
para caracterização do problema de estudo; definição de uma problemática comum
de pesquisa, para a elaboração dos projetos individuais de dissertação. Devido
suas peculiaridades, as atividades interdisciplinares desenvolvem-se por meio
de seminários, oficinas, palestras, estudos dirigidos, discussões, reuniões,
visitas técnico-científicas, entre outros.

 

Além dos
créditos em disciplinas, quatro outros destinados às atividades
interdisciplinares deverão ser integralizados no período regulamentar do
programa, nos dois primeiros semestres do curso, sendo esta uma condição indispensável
para a defesa da dissertação. Essas atividades consistem de estudos e de
prática de pesquisa interdisciplinar, coordenadas por um ou mais docentes do
corpo permanente do programa e devem dar origem à proposta de pesquisa que gerará
a dissertação.

Interesse

Para
alguns alunos do curso, o mestrado é uma oportunidade de ampliar conhecimentos
em áreas que já atuam. É o caso da médica Bárbara Barros Arco-Verde, de Foz do
Iguaçu, que trabalha com programas municipais de promoção da saúde e medicina
nutricional integrada. Ela disse ser uma "obrigação do profissional
voltar-se  às políticas de promoção da
saúde ao invés de atuar apenas na área curativa".

O técnico
do Ministério da Saúde que atua na regional de saúde de Maringá, Raimundo Franco,
também viu no curso uma possibilidade de aperfeiçoamento paras as atividades
que exerce. "eu trabalho dando treinamento a grupos de atenção básica à saúde e
vejo como necessário o aperfeiçoamento 
permanente. Achei interessante a proposta do mestrado e por isso resolvi
fazê-lo."

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