Mestrado em Promoção da Saúde recebe inscrições até dia 20

O Programa de Mestrado em Promoção da Saúde (PPGPS) do Cesumar está com as inscrições abertas até 20 de julho. São ofertadas 28 vagas,  concentradas em duas linhas de pesquisa: "O Ambiente Escolar na Promoção  da Saúde" e  "Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo".

Para a coordenadora do programa, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, a intenção é formar profissionais que possam atuar nas comunidades conscientizando a população de que a saúde deve ser vista como um recurso para a vida.

O programa será interdisciplinar e poderá ser cursado por profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Os estudantes poderão realizar pesquisas sobre espaços e práticas que estimulam a inserção social do idoso, estilo de vida e fatores biológicos no processo de envelhecimento, educação para saúde na formação integral do indivíduo e responsabilidade social da escola na promoção da saúde, entre outros temas que visem criar um ambiente de saúde junto à população, disse o  pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Flávio Bortolozzi.

O foco do programa nasceu de um levantamento realizado para identificar as principais problemáticas enfrentadas pelos municípios da região, no qual se constatou o crescente quadro de obesidade entre jovens e adolescentes, devido ao mau hábito alimentar, e grande incidência de fraturas entre os idosos, que poderiam ser evitadas com um trabalho de orientação de práticas posturais.

O programa de mestrado em saúde teve sua autorização pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em março desse ano. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Flávio Bortolozzi, as diretrizes do programa devem contribuir para a melhoria das condições de saúde da população regional e a consolidação das pesquisas no Cesumar.