Mestrado traz qualificação e credibilidade na carreira, segundo professores da UniCesumar

Instituição está com vagas remanescentes nos cursos de Tecnologias Limpas, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Promoção da Saúde; inscrições seguem até o dia 3 de fevereiro

Segundo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), o Brasil contempla mais de 122 mil estudantes de pós-graduação, dos quais 81 mil estão cursando programas de mestrado (acadêmico ou profissional). Com base na importância de oferecer qualificação de excelência, a UniCesumar está com inscrições abertas para os cursos de mestrado até o dia 3 de fevereiro.

Atualmente, a Instituição possui vagas para os programas de mestrado em Tecnologias Limpas, Promoção da Saúde e Gestão do Conhecimento nas Organizações. O benefício em cursar programas de mestrado é evidente: de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2019, profissionais com mestrado tendem a ganhar até 84% do que aqueles que apresentam apenas a graduação.

“Hoje em dia a graduação ou uma especialização não é mais suficiente para encontrar uma boa colocação no mercado”, diz a professora e pesquisadora Dra. Rute Grossi. “As vantagens de um mestrado são várias e os benefícios vão além de um bom emprego e um bom salário, trazem valorização do currículo, maiores oportunidades de ascensão na carreira e ainda mais.”

O mesmo é reforçado pelo professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, que destaca ainda a interdisciplinaridade como um dos diferenciais dos programas de mestrado da UniCesumar. “Em diferentes áreas do conhecimento, as ações interdisciplinares têm sido consideradas mais efetivas para a resolução de diferentes problemas, em comparação a atuação de apenas um profissional. Considerando tais aspectos, a UniCesumar apresenta um corpo docente altamente qualificado e com laboratórios de ponta para impulsionar a pesquisa, em nível internacional. São professores que têm publicado artigos em revistas de alto impacto internacional, além de receberem fomento para pesquisa das principais agências estaduais e nacionais”, ressalta.

PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

Após a inscrição e a divulgação das inscrições homologadas no dia 5 de fevereiro, os candidatos deverão realizar a prova escrita de maneira remota, por meio do Google Forms, no dia 8 de fevereiro. Em seguida, a partir do dia 10 de fevereiro, serão agendadas as entrevistas, que ocorrerão de acordo com o edital de cada programa.

A publicação dos aprovados ocorrerá no dia seguinte (11) e eles deverão realizar a matrícula entre os dias 11 e 12 de fevereiro. O início do semestre letivo será no dia 4 de março de 2021.

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA

Alinhada ao oferecimento de programas de pós-graduação, a UniCesumar também dedica grande atenção à pesquisa. “A pesquisa tem fundamental importância para o desenvolvimento de uma nação”, explica o professor Braulio Branco. “Sem pesquisa, certamente, as escolhas e condutas clínicas, sociais e epidemiológicas seriam baseadas no empirismo, pautado em ‘tentativas e erros’. Nos dias atuais, em que se discute a Covid-19, muitas ‘fake-news’ têm sido propagadas, as quais devem ser combatidas com conhecimento científico, por meio de pesquisas científicas muito bem organizadas metodologicamente.”