Unicesumar
Unicesumar

Mestranda da UniCesumar participa do III Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas e X Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos

A mestranda da UniCesumar, Ligia Maria Lario Fructuozo, participou do III Fórum Nacional de Clínicas Jurídicas e X Encontro da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos, que foi realizado Universidade Federal do Pará, Belém.  O evento ocorreu em maio e abordou o desenvolvimento de Clínicas Jurídicas.

As Clínicas Jurídicas representam uma transformação no modelo e metodologia de ensino, onde o acadêmico assume papel mais ativo e participativo, aprende e adquire experiência na prática, com casos reais e não simulados. “É uma revolução e transformação no processo de ensino-aprendizagem”, diz a mestranda.

Por se tratar de um evento internacional, houve a participação de palestrantes e professores dos Estados Unidos, Espanha, Peru, bem como de várias cidades e estados do Brasil, demonstrando que, embora não seja novidade no país, as clínicas vêm sendo adotadas como metodologia ativa, ganhando espaço no meio educacional gradativamente.

O trabalho apresentado, “A promoção do acesso à justiça e capacitação docente através do ensino clínico jurídico” abordou a experiência da mestranda na Clínica Jurídica da UniCesumar durante o ano de 2018, chamada de: A Ideia de uma vida melhor e a situação dos imigrantes e refugiados da região metropolitana de Maringá.

Por meio da clínica, em especial, foram atendidos os imigrantes e refugiados vinculados à Associação de Refugiados do Município de Maringá, prestando-lhes orientação jurídica referente ao Estatuto do Imigrante e ao processo de naturalização, direito internacional, direito empresarial, direito do trabalho e demais áreas correlatas.

Últimas notícias

Categorias