Unicesumar
Unicesumar

Metodologias Ativas são discutidas na Semana Pedagógica

Evento, que reúne mais de mil professores da Unicesumar, propõem-se a repensar a sala de aula por meio das tecnologias atuais e inovadoras

foto_imprensa_interna-padrãosite-A segunda noite da Semana Pedagógica 2016 da Unicesumar foi dedicada à apresentação e reflexões sobre as metodologias ativas de ensino e aprendizagem, um método cada vez mais reconhecido em instituições do mundo todo como alternativa para tirar o aluno da passividade e torná-lo protagonista no processo de aprendizagem.

As palestras foram ministradas por dois grandes estudiosos do assunto, a professora e consultora educacional Ana Maria Souza e o pesquisador em novas metodologias de ensino e doutor em História, Fábio Garcia Reis. Os dois discorreram sobre metodologia ativa dentro do contexto da inovação acadêmica, tema central da Semana.

"Repensar o ensino em sala de aula é um movimento mundial", disse Reis, ao afirmar que as metodologias ativas respondem aos novos tempos e buscam a autonomia do aluno. Segundo ele, o método é disruptivo, preconiza a combinação entre estudo presencial e a distância e leva o aluno a ser também construtor do conhecimento.

Para a professora Ana Maria, os métodos ativos mudam o papel do professor, que deixa de ser um expositor de conteúdos para ser um orientador da aprendizagem. "A figura do professor em sala de aula não acaba, mas há uma mudança de postura, em que ele passa a planejar e conduzir os assuntos que deverão ser estudados pelos alunos de forma que o ambiente escolar se torne mais interativo", explicou.

As metodologias ativas de aprendizagem não devem romper de vez com os métodos tradicionais, mas podem ser inseridas aos poucos em sala de aula, na opinião do pesquisador Fábio Reis. Para ele, o ensino será cada vez mais híbrido. "A ordem atual é a interdisciplinaridade, o mundo não é fragmentado e assim não deve ser a construção do conhecimento", concluiu.

A Semana Pedagógica da Unicesumar serve como uma reciclagem e preparação dos professores para o ano letivo. Conforme o reitor Wilson Matos, a programação deste ano "visa  promover mudanças de mentalidade para que continuemos avançando em nosso projeto de sermos uma instituição diferenciada e de qualidade reconhecida".

A programação de palestras encerra-se nesta quarta-feira à noite, na biblioteca, quando o educador Ryon Braga irá discorrer sobre "Um novo modelo de ensino superior: erros e acertos na implementação de experiências de ensino e aprendizagem diferenciadas".

Últimas notícias

Categorias