“Meu papel no Mundo” evita descarte incorreto e ajuda a preservar o meio ambiente

35826282_205306430094316_8368363663060369408_oNa semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a UniCesumar destaca um dos inúmeros projetos desenvolvidos na instituição, com foco na preservação ambiental. O “Meu Papel no Mundo” é uma iniciativa que oferece aos alunos de todos os Polos da EAD, a opção de não receber o livro impresso, a partir do segundo módulo do curso. Desta forma, o estudante pode ter acesso ao mesmo conteúdo, só que na versão digital. Caso mude de ideia, poderá voltar aos livros impressos no módulo seguinte. Com esta iniciativa, cada polo economiza papel, energia para a produção e combustível para o transporte deste material.

Todo o dinheiro economizado no processo de produção, distribuição e armazenamento dos livros é revertido em doação de alimentos para inúmeras entidades de assistência social nas cidades onde os estudantes aderiram ao projeto. A cada módulo em que o aluno opta por deixar de receber o material impresso, um quilo de alimento é doado para uma entidade.

De acordo com o coordenador e idealizador do Meu Papel no Mundo, Chystiano Mincoff, o projeto começou no ano passado e cada polo fez um convênio com uma entidade beneficente. “É uma iniciativa para reduzir o número de livros físicos. Na hora que o aluno faz a doação, aparece pra ele, em uma plataforma, todo o impacto do ponto de vista da sustentabilidade e da responsabilidade social. Ele consegue ter uma ideia, por exemplo, da economia de madeira na produção de papel, entre outros impactos”, explica Mincoff.

O coordenador acrescentou que na primeira rematrícula que os estudantes puderam optar pela utilização do livro físico ou digital, cerca de 20% escolheu por doar. “É uma forma de mostrar para o aluno que ele pode ser mais sustentável e responsável do ponto de vista social”.

Para que essa economia seja possível a UniCesumar fornece o material didático digital, sem custo adicional, em uma plataforma, para que seja realizado seu download. A instituição também é responsável pela compra dos alimentos e distribuição, de acordo com a quantidade arrecadada por cada polo e também a entrega nas entidades. A quantidade será calculada pelo número de alunos, por módulo que realizaram a dispensa do material físico optando apenas pela versão digital.

Somente em um dos polos da UniCesumar, uma análise detectou que são descartados anualmente 40 mil livros. O impacto desse descarte incorreto afeta todo o meio ambiente, além de gerar gastos desnecessários.

No final deste ano, a EAD vai promover uma semana da solidariedade em que os polos vão fazer uma entrega oficial a todas as unidades.