Milhares de estudantes visitam a 18ª Mostra de Profissões

Milhares de estudantes do Ensino Médio visitam hoje na Unicesumar a 18ª Mostra de Profissões. O tradicional evento, organizado pelos clubes de Rotary com a participação de todas as instituições de ensino superior  de Maringá, começou às 8h e se estende até as 22 horas, nos blocos 4, 5, 6 e 7.

A expectativa dos organizadores é receber cerca de oito mil visitantes nos três turnos da Mostra. Cerca de 80 profissões de nível técnico e superior são expostas e durante todo o dia profissionais de vários segmentos se revezam nas salas de aula, dando informações e esclarecendo dúvidas sobre o mercado de trabalho, custos para iniciar a carreira, oportunidades de empregos na área, condições salariais, número de profissionais no mercado e outras informações adicionais relevantes para facilitar a escolha da futura profissão.

A Mostra de Profissões de Maringá é um dos maiores eventos deste formato no Paraná. Jovens de Maringá e de toda a região passam pelo evento, que tem como objetivo ajudá-los a definir suas preferências e fazer uma escolha mais acertada na hora do vestibular.

Ana Paula Bittencourt e Jéssica Meassi, do Colégio Parigot de Souza, de Marialva, visitaram as salas de alguns cursos com a intenção de tirar as dúvidas e saíram com mais certeza do que pretender fazer. "Eu tinha intenção de cursar educação física e aqui constatei que é esta profissão mesmo que desejo seguir", disse Ana Paula.  Segundo Jéssica, que se decidiu por odontologia, as explicações foram importantes para ela conhecer melhor a realidade da profissão.

A vice-diretora do Colégio Rui Barbosa, de Jandaia do Sul, disse que todos os anos a escola traz suas turmas para visitar a mostra porque considera importante o momento da escolha profissional. "Acompanho os alunos há anos nesta mostra e percebo que ajuda bastante. É uma oportunidade deles conversarem com profissionais do mercado, conhecer como é o dia a dia da profissão e sanar suas dúvidas. Muitos saem daqui já certos do que pretendem cursar."

A Mostra de Profissões é uma realização dos 14 clubes rotarianos de Maringá e tem apoio da Unicesumar do Núcleo Regional de Educação e do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCC). O coordenador geral do evento, Wagner Simm, lembra que a exposição é aberta ao público em geral e não precisa inscrição prévia para participar. O acesso à mostra é gratuito.