Milhares de pessoas e autoridades prestigiam formatura

[ Galeria de Fotos da Formatura - 14/02 ]

[ Galeria de Fotos da Formatura - 15/02 ]

Cerca de 2 mil alunos de 33 cursos do Cesumar colaram grau em solenidade conjunta, quinta e sexta-feira passada, na arena do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A solenidade, dirigida nos dois dias pelo reitor Wilson de Matos Silva e acompanhada pelos membros do Conselho Universitário, reuniu milhares de pessoas, autoridades locais e estaduais e o representante do MEC, Paulo Wollinger, diretor da área de cursos tecnológicos. O paraninfo geral dos formandos de 2007 foi o senador Álvaro Dias.

Entre as autoridades presentes na solenidade, estiveram ainda o prefeito Silvio Barros, o secretário de estado de Planejamento, Ênio Verri, os deputados estaduais Luis Nishimori, Dr.. Batista e Cida Borghetti, o deputado federal Ricardo Barros, o reitor da UEM, Décio Sperandio, o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Castilho Cassitas, e representantes de outras instituições de ensino superior, do clero, judiciário e legislativo.

Segundo o senador Álvaro Dias, a formatura é a constatação de que a educação é um instrumento insubstituível para a construção da cidadania. "A ética profissional é essencial ao assumir essa responsabilidade", observou, ao lembrar que os graduandos fazem parte de um grupo privilegiado de 10% dos brasileiros que conseguem o diploma superior.

Para o reitor Wilson de Matos Silva, a formatura é o momento mais importante de qualquer instituição de ensino superior. "Para o Cesumar, é um momento áureo da vida do aluno. É a formação do cidadão e, sobretudo, sua profissionalização. O acadêmico sai preparado para a vida, para exercer a profissão com ética, cidadania e, certamente, com espírito crítico mais desenvolvido, um espírito de serviço e apoio à sociedade," declarou.

Caracterizada por Wilson Matos como uma etapa fundamental para o desenvolvimento do ser humano e como a fase mais importante da construção do conhecimento, a colação de grau não deve, segundo ele, ser o fim. "Nós temos pela frente o aprimoramento, pois o país só se desenvolve onde de fato a pesquisa acontece amplamente. Precisamos avançar para a contribuição mais efetiva em nosso meio. Vamos continuar trabalhando incansavelmente com a premissa da conversão de nossos alunos ao conhecimento", encerrou.

"O estado e a sociedade estão reconhecendo que os formandos estão qualificados e preparados para exercerem a profissão que escolheram. Os formandos de 2007 do Cesumar agora integram a elite do conhecimento do país. Eu desejo que eles sejam muito felizes", concluiu o senador Álvaro Dias.

A oradora do primeiro grupo de formandos (cursos da área da saúde e tecnológicos) foi Elaine Mota, graduanda de Fonoaudiologia, e do segundo grupo (cursos de Humanas) foi  Marcos Landim, graduando de Jornalismo. O juramento foi conduzido por Pedrina Vidigal, de Biomedicina, na primeira noite e por Robson Aleixo de Souza, de Turismo e Hotelaria, na segunda noite.