Unicesumar
Unicesumar

Minicursos de Educação Física fazem sucesso

No último sábado foi o encerramento da Semana dos Minicursos oferecidos pelos acadêmicos do 4° ano do curso de Educação Física do Cesumar.

O projeto dos minicursos de Educação Física aconteceu de quinta a sábado da semana passada, no Cesumar, na Escola de Natação Balei Azul e no Corpo de Bombeiros. Os minicursos realizados pelos acadêmicos do 4º ano abordaram uma diversidade de temas e tiveram o apoio de vários docentes, coordenação da professora Joelma Montelares da Silva, da disciplina de Estágio Supervisionado e colaboração da professora Terezinha Gomes Farias, da disciplina de Gestão de Eventos Esportivos.

Os minicursos foram abertos para a comunidade e todos os alunos e professores de Educação Física se envolveram na organização, conforme a professora Terezinha Farias. Cerca de 450 pessoas de inscreveram entre acadêmicos do Cesumar, de outras instituições, como Uningá e Unifil, e pessoas da comunidade. O enfoque dos minicursos esteve voltado  para as atividades dentro de academias, da terceira idade e primeiros socorros.

"O interessante dessa atividade proposta para os alunos é que eles escolheram tudo, administraram, convidaram profissionais para falar sobre as assuntos que cada grupo ministrou e cuidaram inclusive das inscrições", comentou a professora Terezinha.

Um dos minicursos oferecidos foi de "Linguagem Corporal" para jovens  e adultos, que contou com 48 inscritos. Os alunos ministraram palestra de Dança de Rua, Dança de Salão, Jazz Dance e Capoeira..

O palestrante convidado para ensinar a técnica da capoeira foi o professor de Educação Física Marcos Antônio da Silveira Corsi. Ele elogiou o projeto dizendo que a Ê idéia foi fantástica para ampliar conhecimento e abrir novas vivências  para os alunos".

Maise Helen Miguel ministrou junto com o seu grupo o minicurso "Power Pool" (Hidroginática Coreografada). Para ela, o mais importante foi a experiência de dirigir aulas acadêmicas e superar todos os obstáculos. Ê maior dificuldade foi a de organizar o planejamento para aplicar as atividades", afirmou a estudante.

Já a equipe de Ailton Ledoaldo Bichoff trabalhou com o tema Îducação Física e as deficiências" mostrando para os participantes as dificuldades que as pessoas com deficiência visual, auditiva ou física enfrentam para praticar esportes. Eles desenvolveram demonstrações práticas, fazendo com que os participantes vivenciassem algumas situações com os olhos vendados. Segundo Ledoaldo, Ês vivências e experiências foram muito importantes".

Marco Antônio Martini, proprietário da Balei Azul, disse que os minicursos são de suma importância para os acadêmicos, pois os mesmos incentivam os alunos a fazerem dessas práticas um laboratório para se identificarem com as atividades que gostam. "É uma maneira legal de vivenciar experiências", afirmou.

Semana Escolar

Outra atividade que está movimentando o curso  é a Semana da Educação Física Escolar, que começou ontem (20)  e vai até amanhã (22). Participam da Semana os alunos do 3° ano de Educação Física. As atividades acontecem pela manhã e à noite, nas dependências do curso.

Últimas notícias

Categorias