Mostra de Empresas e Empregos aproxima acadêmicos de TI ao mercado de trabalho

Evento reuniu importantes empresas de Maringá com o propósito de receber currículos dos alunos e apresentar a realidade da profissão.

Atuar na profissão que está cursando é um dos sonhos da maioria dos estudantes.  Oportunizar e promover essa realização foi a proposta da primeira Mostra de Empresas e Empregos para os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação (TI) da UniCesumar. O evento ocorreu na quarta-feira (3) e foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Instituição e a Software By Maringá (SBM), associação das empresas de TI de Maringá e região.

O encontro reuniu seis empresas do segmento na cidade com o objetivo de aproximar os alunos de potenciais empregadores e explicar como funciona o mercado de trabalho. Representantes passaram de sala em sala para apresentar as empresas, vagas abertas, perfil das oportunidades e proporcionar o recolhimento de currículos.

Segundo dados da associação, Maringá tem 600 vagas abertas na área de tecnologia da informação. “O mercado tem uma carência de profissionais e é importante estreitar esse laço entre a empresa e a instituição de ensino, até porque a IES forma os futuros profissionais. O estágio durante a graduação reforça o ensino que é aplicado durante a sala de aula”, explicou o diretor do Centro de Exatas da UniCesumar, Ricardo Luis Martins Veronesi.

Segundo o presidente da Sofware By Maringá, Luis Marcos Campos, “a partir do momento que você tem um colaborador que ainda está se formando, ele já entra aculturando e se integrando com a empresa. Essa formação traz tecnologia, atualidade dentro da empresa e uma relação em que todos ganham”. Campos reforça que o futuro profissional já tem uma oportunidade grande de carreira. “É uma porta aberta e a empresa tem a oportunidade de formar a pessoa na prática”.

A mostra é um projeto piloto realizado com os alunos de todos os anos do curso e poderá ser ampliada em ações futuras para a aproximação do mercado de trabalho com a academia, na área de desenvolvimento tecnológico e tecnologia da informação. Participaram do evento as empresas Accion, Benner, DB1, Tecnospeed, Atak e Sabium.