Mostra de Profissões ajuda estudantes a escolher carreira

Cerca de 10 mil estudantes do Ensino Médio deverão passar pela Mostra de Profissões até as 22h30 desta sexta-feira no Cesumar. Conforme os organizadores, mais de cem escolas se inscreveram de  50 cidades da região Noroeste ou ainda de outras regiões mais distantes.

A movimentação maior de estudantes foi pela manhã e à noite o mesmo movimento deverá se repetir. À tarde o número de visitantes é menor.

Para transportar alunos das escolas de Maringá, a TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção) colocou ônibus à disposição das escolas e o Núcleo Regional de Educação, assim como acontece todos os anos, dispensou as aulas do Ensino Médio em todas as escolas estaduais.

A orientadora pedagógica do Colégio Jardim Independência de Sarandi, Rosimeire Reina, acompanhou duas turmas pela manhã. Para ela, a mostra é bastante importante para os estudantes. "Eu vejo o quanto é angustiante para o jovem o momento de escolher a profissão e acho que este tipo de esclarecimento que ele recebe aqui ajuda muito. Inclusive a minha filha da oitava série veio comigo porque desde já se preocupa e quer ter a chance de conhecer melhor várias profissões até chegar a época do vestibular."

Bruno Talarico, do 2º ano do ensino médio do Colégio São Vicente de Paula, de Nova Esperança, passou por uma experiência interessante. Pensava em ver alguns cursos que tinha afinidade, mas visitou a sala de Gastronomia e acabou ficando  interessado ."Nunca tinha pensado nesse curso, mas vi que é uma área nova e tem bastante campo de trabalho."

Também Matheus Doná, do Colégio Objetivo, que tinha dúvidas entre duas profissões acabou se decidindo. "Eu tinha dúvida entre engenharia civil e arquitetura, mas hoje, conhecendo a característica de cada curso, pude ver que minha afinidade maior é com arquitetura, que tem menos matemática.  É este curso que vou fazer", confirmou.

A 11ª Mostra de Profissões, que é uma realização dos Rotary clubes de Maringá, Cesumar e Núcleo Regional de Educação,  com apoio da TCCC,  recebeu a visita do governador de rotary do distrito 4630, Nivaldo Barbosa de Lima. Segundo ele, é fundamental esse trabalho e muito gratificante para os rotarianos, que deixam um dia de seus afazeres para se dedicarem aos jovens.

Mais de quatrocentos profissionais trabalham voluntariamente na Mostra,  considerada um dos maiores eventos desse gênero no Paraná.