Mostra de profissões atinge expectativa

Prossegue até as 22 horas desta sexta-feira, no Cesumar, a 10ª Mostra de Profissões de Maringá, com a expectativa de que 10 mil jovens passem pelo evento. Num primeiro balanço, os organizadores se disseram satisfeitos com a visitação. O maior movimento aconteceu pela manhã e deve se repetir à noite.

Trabalham na mostra, organizada pelo Rotary Clube, 800 profissionais voluntários, fazendo exposição sobre as mais diversas profissões de nível superior, técnico e profissionalizante. Este ano, estão sendo expostas 75 profissões e há também a presença do Senai, Polícia Militar e de todas as faculdades de Maringá.

O governador de Rotary do distrito 4630, Amaury Couto, esteve no evento pela manhã. Ele disse que uma das bandeiras do Rotary é a educação e que toda a sociedade deve estar engajada com a formação dos jovens. Segundo ele, a movimentação da mostra faz com que os jovens pelo menos pensem no futuro.

Uma das visitantes da mostra foi a médica veterinária e rotariana Maria Luiza Matta, que trouxe uma turma de alunos de Nova Londrina (200 km de Maringá). Para ela, "a mostra é de grande abrangência e abre um leque amplo principalmente para os jovens das pequenas cidades que têm contato com poucas profissões".

Alguns estudantes, como João Paulo e Renata Andrade, do 2º ano do ensino médio do colégio Anglo Drumond, disseram que a mostra é uma grande ajuda. "Ainda tenho o ano que vem para decidir mesmo o que vou fazer, mas conhecer um pouco mais dos cursos que tenho interesse foi importante", comentou Renata.

O coordenador geral da mostra, Wagner Simm, fez uma balanço dos dez anos de realização do evento e disse: "hoje é um dia especial, se considerarmos que começamos essa mostra com mil visitantes e hoje chega a 10 mil". Para ele, o que a mostra tem de mais interessante é conseguir mostrar para os jovens que existem muitas profissões e que a cada ano vão surgindo novas possibilidades de atuação profissional no mercado de trabalho.