Mostra Tecnológica apresenta dezenas de produtos inovadores

Foi aberta ontem (11) e prossegue hoje à noite, no Ginásio de Esportes do Cesumar, a Mostra Tecnológica que reúne oitenta produtos  inovadores criados por alunos de automação industrial, engenharia de controle e automação (mecatrônica) e engenharia elétrica. A exposição  é resultado dos projetos integradores que foram desenvolvidos por várias disciplinas durante o ano e é aberta ao público em geral.

Os produtos criados pelos estudantes envolvem processos de automação, robótica e informatização.  Em grande parte, as idéias apresentadas visam dar soluções a problemas observados por eles em produtos já existentes no mercado.  De acordo com o coordenador  de engenharia mecatrônica e automação, Luiz Henry Monken da Silva, no Brasil há uma tendência de se automatizar processos mecânicos transformando-os em  automatizados ou semiautomatizados, "o que é altamente vantajoso para as empresas porque eleva a escala de produção sem precisar investir em demasiado caso precisassem adquirir um novo equipamento".

Essa tendência pode ser observada em produtos como a balança rodoviária automatizada  apresentada por uma das equipes.  Em uma plataforma, a balança é capaz de fazer a pesagem do caminhão por eixo sem a necessidade do comando de uma pessoa e também faz registro fotográfico quando a carga ultrapassa o peso permitido. Segundo os autores do trabalho, Uiliam Tomaz Alves e Helder Schlive, do 4º ano de mecratrônica, a ideia é potencializar a quantidade de postos de pesagem no país, "já que fizemos um levantamento e verificamos que a maioria dos que estão instalados hoje não funciona", disseram eles.

Retirar do exaustor energia para oferecer à própria empresa onde está instalado é outra ideia simples "mas vital para um país que está crescendo e precisando criar fontes de energia", acreditam os estudantes Alaor, Douglas, Emerson e Jorge.  Eles desenvolveram um sistema para captar energia do exaustor durante seu funcionamento.  Êo girar em alta velocidade para fazer a renovação do ar de um ambiente, o exaustor forma um campo magnético  e dali é possível extrair energia.  Essa energia pode ser utilizada na hora ou armazenada para ser utilizada depois", explicaram os estudantes, lembrando a grande economia na conta de luz que as empresas poderiam obter.

Além desses trabalhos, o visitante que passar pela mostra irá se deparar com muitos outros inventos inusitados, como um guarda-roupa automatizado para cadeirantes que é capaz de baixar os cabides até a pessoa, uma bengala que fala e avisa sobre os obstáculos que estão à frente para o deficiente visual ou mesmo um sistema de alimentação de alevinos automatizado que já apresenta resultados para um produtor da região, desenvolvido pelos estudantes Druno Furlin e Hugo Sanches.

"Hoje se fala muito em inovação tecnológica, mas será que as pessoas sabem o que é isso? O que posso dizer  é que nós estamos realmente praticando essa inovação.  Uma coisa é ter ideias e a outra é conseguir colocá-las em funcionamento. Estou impressionado em ver o que os nossos alunos conseguiram desenvolver", argumentou o professor Luiz Henry.

A Mostra tecnológica do Cesumar  pode ser visitada hoje (12) à noite, das 19 às 22h30. A entrada é gratuita.

Veja as fotos dos projetos expostos em nosso Facebook