Mostra Tecnológica apresentará 54 inventos

Abrangendo da área de agronegócio, automação industrial, biotecnologia, engenharia,  fármacos, software a novos materias, 54 inventos produzidos por inventores independentes e ligados ao Cesumar (Centro Universitário de Maringá), a UEM (Universidade Estadual de Maringá) e Incubadora Tecnológica de Maringá  vão ser apresentados na 3ª Mostra Tecnológica de Maringá. O evento que acontece paralelamente à Feira-Metal Mecânica e Olimpíada do Conhecimento do Senai, no Parque de Exposição Francisco Feio Ribeiro, será aberto quarta-feira que vem (dia 17), às 16 horas, e se estenderá até sábado (dia 20) com acesso livre para o público.

Organizada pelo ITM (Instituto Tecnópole de Maringá) em parceria com as instituições de ensino e pesquisa e Incubadora Tecnológica, a Mostra tem por objetivo fomentar as novas tecnologias de modo que possam atender as demandas do setor produtivo, além de disseminar o conhecimento técnico e científico produzido dentro das instituições de ensino e pesquisa.

Em 500 metros quadrados de área, no Pavilhão Azul do Parque de Exposição, vão estar expostos protótipos, painéis e produtos já em funcionamento. Uma das intenções do evento é também desmistificar a idéia de que tecnologia é algo complexo e distante, garantindo a aproximação com a realidade local e regional.

“A importância da mostra está em articular a busca de iniciativas de inovação para que possam atender as  necessidades do setor produtivo, fomentando e promovendo a  transferência de tecnologia e de conhecimentos de forma que  contribuam para o desenvolvimento e a sua sustentabilidade”, analisou um dos coordenadores do evento, Álvaro Gilmar de Araújo,  representante do ITM.

Os organizadores esperam ainda que as idéias sejam transformadas em oportunidades de negócios e que muitos dos produtos apresentados possam gerar patente, seguindo o plano de desenvolvimento traçado para Maringá até 2020, que posiciona a cidade como centro de desenvolvimento de tecnologia.

A 3ª Mostra Tecnológica de Maringá estará aberta para visitação de quarta a sexta-feira, das 16 às 22 horas e no sábado (dia 20), das 10 às 16 horas. O acesso ao evento é gratuito, mas é proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados dos responsáveis. Haverá um sistema de inscrições para os visitantes na entrada do parque.  Os que desejarem podem antecipar as inscrições pelo site www.feirametalmecanica.com.br.  O código gerado deve ser apresentado na portaria.