Mudança de logo marca nova fase da OFUC

Orquestra Filarmônica UniCesumar possui 21 anos de história marcada por muita música; Agenda de 2024 reúne concertos com obras que vão das sinfônicas às trilhas de filmes

Com 21 anos de história, a Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC) vai ganhar um capítulo extra em sua trajetória: uma nova identidade visual. O logo desenvolvido pela equipe de marketing da UniCesumar foi idealizado para ser uma imagem moderna e, ao mesmo tempo, emblemática, marcando a nova fase da orquestra.

Segundo a gerente de marketing, Fernanda Degan, a nova identidade visual da orquestra é marcada pelo símbolo cuidadosamente concebido pela letra “U” em destaque, para refletir a importância do nome UniCesumar. “A letra U como elemento central reforça a identidade da instituição, que, delicadamente transformada em figura musical, revela a harmonia e a precisão inerentes à música”, explica.

A escolha tipográfica, de acordo com ela, também desempenha um papel crucial. “Por isso, optamos por uma fonte serifada, pois ela confere um toque de sofisticação que é fundamental para uma orquestra, sem comprometer sua acessibilidade comercial. Essa tipologia complementa elegantemente o simbolismo da figura musical, reforçando a mensagem de excelência e profissionalismo que a Orquestra Filarmônica UniCesumar busca transmitir”.

História

A Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) foi criada em janeiro de 2003, pelo reitor da UniCesumar na ocasião, Wilson de Matos Silva, sob a gestão do Maestro e Gestor Artístico Davi Oliveira, que conduz o grupo até hoje. “De lá para cá, já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá e Curitiba e mantém uma agenda movimentada de concertos ao longo do ano que contempla programas diversificados que vão de obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais e até trilhas sonoras temáticas e de filmes.

Essa flexibilidade musical é possível devido à heterogeneidade do grupo que reúne profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Atualmente, a orquestra possui 65 músicos organizados entre as sessões das cordas, sopros de madeiras, metais e percussão.

Para o Maestro Davi Oliveira, a identidade visual é um marco para a nova fase da orquestra, que, dentre as várias apresentações da agenda de 2024, prepara-se para um grande concerto do Gênero Gospel Americano, "Negro Spirituals", a ser realizado juntamente com o Coral da UniCesumar, que reúne mais de 50 vozes masculinas e femininas. “Será um momento muito importante para ambas as equipes”, resume. A agenda completa pode ser conferida em unicesumar.edu.br/dca/agenda-temporada-2024/. No total, serão 25 apresentações realizadas no decorrer do ano.

POST-MARCA