Museu Cesumar completa um ano e já é referência na cidade

Inaugurado  no dia 8 de outubro de 2011, o Museu Cesumar comemora neste mês o seu primeiro aniversário e, durante a semana que vem (8 a 11 de outubro), irá abrir em período integral para receber visitantes (normalmente o Museu fecha no horário de almoço).

A coordenação do Museu também comemora a frequência de visitantes, uma vez que quase 22 mil pessoas já passaram pelo local, desde o dia 3 de novembro do ano passado, quando foi aberto ao público.

Em média, são 2 mil visitantes por mês, entre estudantes, grupos de terceira idade, pessoas de outras cidades e estados e maringaenses em geral. De acordo com a coordenadora Tatiane Caparroz Cruz, o Museu tornou-se uma referência na cidade.

"Muitas pessoas de fora quando estão em Maringá, em visita a familiares, a turismo ou participando de eventos, vêm ao Museu porque ali têm a oportunidade de conhecer o que foi e o que é hoje Maringá. Já tivemos aqui pessoas do Amazonas, Fortaleza, Mato Grosso, São Paulo, enfim de vários locais do Brasil. O Museu se tornou um ponto turístico e recomendado pelas pessoas da cidade para visitação", comenta Tatiane.

No total, 180 escolas realizaram visitas agendadas com seus estudantes e, segundo suas coordenações, o museu ajuda a completar os conteúdos ministrados em sala de aula sobre a história da região. Na semana que vem, estão agendadas visitas de escolas de Mandaguaçu, Paiçandu, Marilena, Nova Londrina e  Ivatuba.

Já próximo mês, cerca de 1.500 atletas das Apaes de todo o Brasil, que vão participar em  Maringá da Olimpíada Nacional das Apaes,  entre 5 e 9 de novembro, vão passar pelo Museu. "É o lugar que os organizadores escolheram para o passeio turístico dos participantes dessas olimpíadas", informa Tatiane.

Outra curiosidade, segundo a coordenadora, é que as pessoas da cidade se envolvem bastante com a história quando estão no local, se emocionam e muitas se interessam inclusive em fazer doações para o acervo.

O Museu

O Museu Cesumar é composto por três unidades: a Casa do Pioneiro, uma tulha antiga de café e o Museu Interativo, onde estão vídeos, imagens digitais e um cinema em 4 dimensões, mostrando a cidade desde os anos de 1930 (início da colonização) aos dias atuais.

A Casa do Pioneiro é uma construção original do ano de 1953, que foi remontada no campus e preserva peças e utensílios da época da colonização. A Tulha foi  construída originalmente no ano de 1949, na avenida Mauá, e pertencia à companhia Melhoramentos Norte do Paraná desde 1965. Foi instalada no campus com o madeiramento original, em peroba, e relembra a época da cafeicultura.

O Museu conta com 258 peças catalogadas, mais de 4.500 imagens e documentos digitalizados, entre estas, 3.600 só de fotos históricas.

Visitas

As visitas ao Museu Cesumar poderão ser feitas de segunda a quinta da semana que vem (8 a 11) das 8h30 às 17h30. Nos demais dias, o Museu fecha para o almoço, entre 12h15 e 14h. Aos sábados, abre das 10h às 16h.