Museu Cesumar lança exposição para comemorar 66 anos de Maringá

Uma exposição que compila informações, imagens e objetos da história de Maringá, baseada em uma dezena de livros de autoria do jornalista Rogério Recco. Esta é a iniciativa do Museu Cesumar para celebrar os 66 anos de fundação da cidade, em maio. A mostra, que foi aberta para estudantes na manhã do último dia 15, prossegue até o 7 de junho, sendo que a abertura oficial está programada para o próximo dia 25, às 18 horas.

Em síntese, a exposição pontua fatos históricos relevantes registrados em livros que tratam da saga dos pioneiros no processo de desbravamento regional e das primeiras décadas do município, nos âmbitos urbano e rural. Desde o primeiro livro, em 2003, quando abordou a importância do café na economia da região, o jornalista aprofundou-se em pesquisas e recolheu inúmeros depoimentos. Em dez anos, produziu obras inéditas, como o histórico da arborização urbana, o antes e o depois da chegada da energia elétrica na cidade, a história da medicina no município, descreveu os 70 anos do comércio de Maringá, resgatou a memória do cooperativismo em vários segmentos e foi autor de diversas biografias. Em parceria com o jornalista Antonio Roberto de Paula, escreveu a trajetória da imprensa local e do jornal O Diário.

Entre os fatos memoráveis em destaque, o primeiro habitante e investidor de Maringá, o padre alemão Michael Emil Clement Scherer, dono da Fazenda São Bonifácio, cujas terras foram adquiridas em 1936. Outro, as primeiras casas comerciais, de secos e molhados, que fizeram surgir o "Maringá Velho". Há também uma citação sobre a passagem de Pelé com o time do Santos em 1963, quando se sensibilizou com o surto de poliemielite na cidade, que vitimava centenas de crianças, e permitiu que sua imagem fosse usada gratuitamente pela ANPR (Associação Norte Paranaense de Reabilitação) em campanhas.

A entrada é gratuita e o horário de visitas é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h45 e aos sábados, das 10h às 16h. Durante a semana, o museu fecha na hora do almoço, das 12h15 às 14h.