Unicesumar
Unicesumar

Museu e obras são inaugurados com grande evento


Mais de quinhentas pessoas prestigiaram sábado a solenidade de inauguração do Museu Cesumar e das novas obras no campus. Autoridades como os senadores Álvaro Dias (PSDB) e Sérgio Souza (PMDB), os secretários de Estado Ricardo Barros, da Indústria e Comércio, Wilson Quinteiro, de Relacionamento com a Comunidade, o chefe da Casa Militar, Cel. Adilson Castilho e o prefeito Sílvio Barros, entre outros, estiveram presentes.

O Cesumar entregou no sábado, além de um museu, as obras do prédio da TV Cesumar, o bloco 10, o bloco de Educação a Distância e uma piscina semiolímpica. São mais de 12 mil metros quadrados de construção e um investimento superior a R$ 12 milhões.

De acordo com o reitor Wilson de Matos Silva, responsável pela concepção do Museu, a noite foi "memorável".  Ele disse que o Museu é um legado que o Cesumar deixa para as novas gerações e salientou que o futuro deve ser construído a partir da valorização do passado.

Para o prefeito Sílvio Barros, o Museu Cesumar é mais um atrativo turístico para a cidade, "mas acima de tudo uma obra que reconhece o trabalho dos antepassados, que deixaram aberto o caminho para a construção de nossa linda Maringá".

O senador Álvaro Dias disse que veio à inauguração para aplaudir o reitor Wilson Matos "por iniciativa tão importante para a sociedade", enquanto o  senador Sérgio Souza disse que é preciso ter "sensibilidade para investir em um espaço cultural como este Museu".

O reitor Wilson Matos ressaltou ainda o papel da TV Educativa Cesumar como uma emissora pronta para apoiar as iniciativas culturais e educacionais da cidade de Maringá e região, afirmando que este é o papel de uma universidade, democratizar o conhecimento.

Durante o evento, o público pode apreciar diversas atrações artísticas, como apresentação do Grupo de Teatro Sem Lona, do Coral e músicos da Orquestra Cesumar  e artistas da Casa da Cultura de Marialva e do curso de Artes Visuais, que fizeram perfomances relembrando os colonizadores da região.

Logo após a bateria de fogos que marcou o momento das inaugurações, os convidados puderam visitar as instalações do Museu, composto por uma parte moderna, onde o que chama a atenção é o uso da tecnologia de imagens e sons, pela Casa do Pioneiro e uma tulha de café do ano de 1949.
Trata-se do primeiro museu do estado com recursos interativos, onde as pessoas poderão também assistir a um filme sobre Maringá em 4 dimensões.

As três unidades tiveram investimentos da ordem de R$ 2 milhões e serão abertas ao público para visitas e pesquisas. O Museu irá funcionar de segunda a sexta, das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h30 e aos sábados, das 11 às 16hs. A entrada será gratuita.

Últimas notícias

Categorias