Unicesumar
Unicesumar

Museu Unicesumar abre exposição de Jorge Pedro, dia 4


O Museu Unicesumar abre na próxima sexta-feira, dia 4, a exposição "Ad Tempora", do artista plástico maringaense Jorge Pedro.  Apresentada em 2009 pela primeira vez  no teatro Calil Haddad,  a exposição contará com com 17 peças de sua coletânea original, retratando o tempo em diferentes aspectos.  A abertura ocorrerá às 19 horas, com a presença do artista, do reitor Wilson de Matos Silva, representantes da Secretaria de Cultura e acadêmicos, entre outros convidados.

Ad Tempora é um tributo ao tempo que está presente na vida de todas as pessoas. Segundo Jorge Pedro, que costuma ter como tema de suas obras aspectos que estão próximos das pessoas, a ideia é despertar a sensibilidade e mostrar que o tempo está no presente, no passado e no futuro. "É tempo marcado, o tempo que passa, o tempo de espera. Gosto dessa temática e por isso trabalhei com ela nessa exposição", explica o autor.

As obras utilizam a técnica da assemblage (junção de vários materiais) e são montadas com madeiras de demolição de casas da região e engrenagens antigas de relógios, formando belas composições.  São peças de 3 metros por 2 de altura, uma espécie de esculturas que se enquadram na arte mecanicista.

Alguns relógios marcam horas importantes dentro da história da humanidade ou literatura. Um deles, por exemplo, marca o horário em que a bomba atômica foi disparada em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial,  8h15 da manhã, e um outro é alusivo ao poema "Às cinco horas da tarde", de García Lorca.

Para a diretora do Museu Unicesumar, Loide Caetano, trazer a mostra de Jorge Pedro para o Museu é uma forma de valorizar o artista maringaense, reconhecido pelas suas obras inusitadas. "Escolhemos a exposição "Ad Tempora" porque somos um museu histórico e ela faz alusão ao tempo, serve como uma analogia aos acontecimentos que marcam a história", assinalou Loide.

O artista

Jorge Pedro, paranaense natural de Peabiru, está sempre buscando conhecer e utilizar diferentes materiais de diferentes formas. Aos 15 anos de idade fez sua primeira escultura, "Flores em aço" e logo recebeu um pedido para reproduzir o famoso quadro "Os Retirantes", do pintor brasileiro Cândido Portinari.

Um dos primeiros trabalhos de grande expressão em sua carreira ocorreu em 1980 quando desenvolveu peças exclusivas para o arquiteto italiano Luigi Garrata. Em 2002, passou a ser um dos acadêmicos efetivos da fundação Academia de Cultura do Paraná.

Hoje, Jorge Pedro diversifica ao máximo a maneira de expor suas obras. Sempre utilizando a técnica assemblage, executa telas, esculturas, instalações, móveis e objetos utilitários, sempre únicos em sua forma e contexto.

Serviço

A exposição "Ad Tempora" ficará aberta ao público de 4 a 30 de abril. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h45. Aos sábados, das 10h às 16h.

Últimas notícias

Categorias