Músico traz sons primitivos ao Cesumar

O músico Daniel Namkhay irá fazer três apresentações no Cesumar na semana que vem. Ele é de Porto Alegre e trabalha com músicas ancestrais utilizando-se de instrumentos criados com materiais naturais, como bambu, madeira, barro, cristal, cabaças e metal.

As músicas de Daniel Namkhay são inspiradas nas poderosas tradições xamânicas da terra e nasceram como uma forma pessoal de pacificação, de oração, de expansão da consciência e de poder se religar com a natureza.

Com nove CD`s gravados, Daniel compõe músicas de longa duração, ondulantes e cheias de sons naturais, criadas com uma incrível coleção de mais de 110 flautas nativas, tambores de barro, de couro e de bambu, kalimbas, apitos e sementes da Amazônia, paus de chuva, sinos do Tibet e de cristal de quartzo, e outros exóticos instrumentos de muitos países como: Turquia, China, Japão, Ilha de Bali, Java, Tibet, Índia, Tailândia, Egito, EUA, Peru, Bolívia, Marrocos, México, Havaí.

Os sons primitivos criados por Namkhay remetem as pessoas facilmente a sensações de paz, bem-estar e ligação com as forças da natureza. Para Namkhay, suas músicas são uma  "verdadeira medicina, uma fonte inesgotável de alegria, inspiração, paz e religação com as forças cósmicas e telúricas".

O músico começou a dedicar-se a este trabalho através da prática da meditação, quando descobriu o quanto o ruído, o grito e a raiva adoecem as pessoas e como a música calma, suave, criada com instrumentos naturais nos beneficia e nos oferece paz verdadeira.

Apresentações
Suas apresentações vão acontecer na quarta, dia 23, e quinta, dia 24, às 18h30, na Praça do Conhecimento do Cesumar (fundos do bloco 08). Mamkhay fará uma apresentação de 20 a 30 minutos e manterá um diálogo com os presentes sobre as pesquisas de músicas ancestrais e os instrumentos primitivos. As duas apresentações serão gratuitas.

Já no sábado, dia 26, haverá uma terceira apresentação, no auditório Dona Etelvina, com duas horas de duração. Os convites para esta apresentação custam R$ 10,00 para estudantes e R$ 15,00 para o público em geral. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Terra Céu (rua José Clemente, 254, zona 07). Outras informações pelo telefone (44) 3028-3748.

APRESENTAÇÃO
Recital "A Tribo da Paz – Música para religar com a Natureza" (músicas de Raiz Primitiva)
Data: 26/08/2006
Local: Auditório D. Etelvina (bloco 7 Cesumar)