“Naninhas do Bem”: alunos de Moda da UniCesumar realizam doação à Pastoral da Criança

Travesseirinhos foram confeccionados por estudantes do 6º semestre do curso; ao todo, foram doadas 100 naninhas

O compromisso social da UniCesumar é desenvolvido de diversas formas. Uma delas ocorreu no último sábado (26): os alunos do curso de Moda da Instituição confeccionaram 100 naninhas, que foram doadas a um dos núcleos da Pastoral da Criança de Maringá. A ação é resultado do projeto “Naninhas do Bem”, que neste ano chega à 5ª edição.

Permanente nas atividades pedagógicas do curso de Moda, o projeto é desenvolvido pelos alunos do 6º semestre do curso na disciplina de Estágio Interno. Apesar disso, alunos de outras séries do curso também participaram voluntariamente. Para a confecção das naninhas, a UniCesumar custeou uma parte do material, enquanto o restante foi resultado de tecidos e retalhos doados por empresas de confecção do município.

De acordo com a coordenadora do curso de Moda Presencial da UniCesumar, Ana Paula Furlan, a ideia do “Naninhas do Bem” é, além de realizar uma doação, demonstrar aos alunos a importância do trabalho que eles farão no futuro. “As pessoas veem a moda como algo fútil e desnecessário. Por isso, nossa intenção é mostrar o ‘lado B’, que é a visão de que nós podemos fazer coisas bacanas e ajudar muita gente. A moda não é só o glamour da passarela, mas também tem esse lado social”, explicou.

A doação ocorreu no último sábado (26), às 15h, na sede do núcleo da Pastoral da Criança no Jardim Alvorada.

NANINHAS DO BEM: OBJETOS TRANSICIONAIS

Assim como bichinhos de pelúcia, fraldinhas de pano e até a própria chupeta, as naninhas são consideradas objetos transacionais. De acordo com uma teoria desenvolvida pelo psicanalista inglês Donald Winnicott, os objetos utilizados são responsáveis por amenizar a ausência da mãe na mente do bebê, bem como para ajudá-lo a construir a própria identidade de forma lúdica.