Nota Oficial | Medidas preventivas contra o Coronavírus

A UniCesumar informa a toda comunidade acadêmica, pais e parceiros da Instituição todas as medidas preventivas adotadas desde o dia 2 de março de 2020.

A UniCesumar ciente das responsabilidades existentes com seus 250 mil alunos, aproximadamente 800 professores e mais de 3 mil colaboradores técnicos administrativos, têm adotado, desde o dia 02/03/2020, medidas preventivas, de forma escalonada, para o enfrentamento da pandemia do COVID-19.

As medidas tiveram como foco resguardar a saúde e os interesses de todos os envolvidos nas atividades da Instituição, respeitando todas as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como das autoridades governamentais, tais como: Ministério da Educação, Governos Estadual e Municipal.

As medidas foram tomadas de forma escalonada a fim de cumprir as determinações do Ministério da Educação quanto ao atendimento dos alunos, sempre respeitando as determinações governamentais.

As ações adotadas pela empresa foram as seguintes:

1. Criação do Comitê Institucional de Gestão de Crise com objetivo único de discutir e definir medidas de prevenção e combate.
  2. Reunião com epidemiologistas para conhecimento mais profundo das medidas preventivas a serem adotadas.
  3. Substituição das atividades acadêmicas presenciais da graduação e pós-graduação stricto sensu por atividades remotas a partir do dia 20/03, conforme determinação do Governo do Estado do Paraná e do Município de Maringá.
  4. Substituição das provas presenciais da modalidade EAD por avaliações à distância.
  5. Afastamento compulsório de colaboradores que tenham chegado do exterior por 7 dias desde 12/03.
  6. Afastamento automático das atividades presenciais de colaboradores com sintomas de gripe por 3 dias e posteriormente aumentado para 7, e pelo tempo necessário em caso de agravamento dos sintomas, desde 12/03.
  7. Suspensão das atividades acadêmicas da Pós-Graduação lato sensu a partir do dia 20/03 conforme determinação do Governo do Estado do Paraná e do Município de Maringá.
  8. Afastamento de todas atividades presenciais dos colaboradores com mais de 65 anos, desde 16/03. E com mais de 60 anos a partir do dia 19/03.
  9. Afastamento de todas atividades presenciais de colaboradoras gestantes a partir de 20/03.
  10. Afastamento de todas atividades presenciais de menores-aprendizes a partir de 20/03.
  11. Afastamento de todas atividades presenciais de estagiários a partir de 20/03.
  12. Afastamento de todas atividades presenciais de colaboradores menores de 18 anos a partir de 20/03.
  13. Concessão de férias para aproximadamente 400 colaboradores técnico-administrativos com início no dia 20/03.
  14. Afastamento de colaboradores com utilização de banco de horas a partir do dia 23/03.
  15. Alteração do regime de trabalho presencial para teletrabalho (home office) a partir de 23/03.
  16. Suspensão do serviço e atendimento do Hospital Veterinário, da Academia de Ginástica, do Complexo esportivo, dos Auditórios e demais ambientes comuns.
  17. Suspensão do funcionamento dos serviços e conveniências no campus.
  18. Afastamento de todas atividades presenciais de colaboradores com saúde frágil (imunodeprimidos, diabéticos, hipertensos e asmáticos).
  19. Realocação física e estrutural de 100% dos colaboradores restantes com mínimo de 2m de distância nas unidades administrativas.
  20. Distribuição de álcool gel em todos os setores e ambientes comuns como catracas elevadores e copas, reforço de limpeza dos turnos de banheiros de todos os ambientes de trabalho e aplicação de comunicação interna instrutiva as boas práticas de higienização.
  21. Separação de 50% dos colaboradores de call center, conforme determinação do Município de Maringá.

Reforçamos ainda que todas as medidas tomadas tiveram como objetivo permitir que nossos alunos continuem a estudar.

Todos os colaboradores foram orientados que, em caso de qualquer sintoma de gripe, ou suspeita de COVID-19, deverão seguir rigorosamente o protocolo das autoridades governamentais.

Faz-se necessário ainda esclarecer que até o presente momento apenas houve a comunicação oficial de uma única suspeita de COVID-19 na instituição, não confirmada.

A UniCesumar reforça o seu compromisso com todos os alunos e colaboradores e que continuará a estabelecer práticas de prevenção para o enfrentamento desta crise que tem afetado a todos.