Nunca é tarde para recomeçar

Em mais uma edição do Vocação Day, alunos de diferentes cursos da UniCesumar falaram sobre a escolha da profissão

“Sempre estudei em escola pública e minha família não tinha muitas condições para pagar a faculdade. Foi quando minha mãe me orientou a fazer o Enem e eu fui, mesmo desanimado, depois de ter tirado uma nota não muito boa no vestibular de uma faculdade pública. Para minha surpresa, tive um ótimo desempenho no Enem e apesar de gostar de gastronomia, segui a orientação da minha mãe que me disse que Direito poderia me render melhores ganhos financeiros. Foi desta forma que decidi o que iria cursar e hoje gosto muito do curso”, contou, Thales, aluno de Direito da UniCesumar.

Esse foi um dos relatos de alunos e profissionais que participaram do Vocação Day, no dia 9 de setembro, realizado pelo Núcleo de Apoio Integral (NAI), da UniCesumar, no auditório Joaquim Lauer. Ao todo, 300 alunos dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Publicidade e Propaganda, participaram do evento, que tem o formato de um talk-show e tem o objetivo de discutir e conversar sobre os desafios da carreira profissional e dilemas das áreas emocional e espiritual vivenciadas durante a graduação.

Outro aluno que também contou um pouco de como decidiu o que iria estudar foi o aluno do segundo ano de Direito. Ele disse que casou muito novo e por isso acabou não fazendo uma graduação. Depois que a filha dele se formou, o incentivou a fazer uma faculdade também. “Nunca é tarde para correr atrás dos nossos sonhos. Minha filha me inspirou e hoje tenho apoio de toda família e amigos para continuar buscando meus objetivos”.

O mesmo sonho também está sendo realizado pela Maria, que quando adolescente queria fazer Odontologia e por não ter condições de pagar a faculdade, desistiu do sonho e seguiu trabalhando. Ela se casou, formou uma família e se dedicou ao cuidado dos filhos. Nos últimos anos, decidiu que deveria retomar o que não ficou concluído: a formação acadêmica. Depois de todo esse tempo, os objetivos e pensamentos mudaram e agora ela queria cursar Gastronomia ou Direito. Fez os dois vestibulares e passou. Na dúvida entre qual seria a melhor escolha, optou por fazer os dois e está muito feliz com a trajetória na faculdade. “Nunca desista dos sonhos de vocês, por mais que pareçam difíceis. Nunca é tarde para recomeçar”, incentivou, Maria, agradecendo aos colegas e professores da UniCesumar, pelo apoio que recebe nas horas difíceis.

Para a aluna do quinto ano de Direito, Ana Maria, a escolha também foi certeira. “Sempre me disseram que eu levava jeito para ser advogada porque eu sempre estava no meio das confusões, querendo dizer quem estava certo ou errado. Fiz o curso de Direito, mas descobri uma paixão pela pacificação para a resolução de problemas”, explicou a aluna. “Deus tem direcionado os meus caminhos e eu descobri ainda uma habilidade pela escrita na área de Direito. Fui surpreendida pelo curso e cada dia me apaixono mais por esta profissão”, destacou a aluna.

Ao final do evento, o publicitário Raphael Martins também contou sua experiência na escolha da profissão e encorajou os alunos a deixarem um legado para as futuras gerações. “Mais que apenas fazer um curso e ter uma carreira bem-sucedida, pense na importância de deixar um legado de vida, algo que fique marcado para as próximas gerações”.