O ensino da arte nas escolas é discuto por renomada educadora, no Cesumar

Considerada a principal referência no Brasil para o ensino da arte nas escolas, a educadora Ana Mae Barbosa, responsável pela publicação de dezenas de livros e artigos sobre o assunto, esteve nesta quinta-feira no Cesumar ministrando curso para professores da rede municipal de ensino e  estudantes de Artes Visuais.

Ana Mae é responsável pela elaboração do método de ensino de arte utilizado como base referencial para os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e para as Diretrizes Estaduais de Arte do Paraná.

A vinda a Maringá da educadora, foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Município e o Cesumar, com o intuito principal de ajudar na formação de professores na área.

De acordo com Ana de Faria e Denise Martinelli, do programa Educação Integral  do Município e a coordenadora de Artes Visuais do Cesumar, professora Deborah Kemmer, há uma necessidade de formação de professores para o ensino da arte. "Hoje a maior parte dos professores que ministram essa disciplina são pedagogos", observou Denise.

Visão

Ana Mae dez considerações acerca do ensino obrigatório da arte no ensino médio.  Ela disse que as escolas fazem o mínimo, só para cumprir a lei. "Elas [as escolas] consideram que arte é um babado cultural e estão mais interessados em preparar para o vestibular. Mas conhecer arte é importante para a formação da identidade cultural, para conhecer o seu país", destacou a pesquisadora e professora de cursos de doutorado.

Segundo a  professora, um país que gasta mais com prisão do que com educação tem de mudar. Na visão dela, essa mudança só irá acontecer no Brasil quando houver escola em tempo integral. "Só então a arte será de fato valorizada na escola, porque arte e esporte vão se integrar ao ensino."

Lançamento

Nesta sexta-feira (2), às 18h30,  a professora Ana Mae faz o lançamento do livro "Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Populares", publicado pela Editora Cortez, na Livraria Campus do Cesumar. A noite de autógrafos será aberta à comunidade, que pode aproveitar para participar de um bate-papo com a autora.