Unicesumar
Unicesumar

O Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde participou de evento de renome nacional em maio

Entre os dias 17 e 20 de maio, ocorreu na cidade de Londrina – PR, o IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Esse importante evento de grandeza nacional contou com a participação dos mais renomados pesquisadores, professores e palestrantes da área apresentando as novas tecnologias e tendências. Durante o congresso, foram realizadas palestras temáticas, mesas redondas com importantes discussões, apresentação de temas livres e de pôsteres. Estiveram no evento apresentando importantes temáticas palestrantes portugueses, latinos e brasileiros das diferentes regiões do país.

O Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS) esteve presente no evento com a participação de 11 congressistas dentre eles, professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos. Além disso, nove trabalhos foram selecionados para a apresentação durante o evento. Dos quais, três foram selecionados para serem apresentados como temas livres. Essas apresentações ocorreram em uma sala de cinema disponibilizada pelos organizadores, de forma presencial. Seis trabalhos foram selecionados no formato de pôster, em que o apresentador constrói um banner com os principais resultados de seu estudo em específico.

Dentre os principais resultados encontrados pelos pesquisadores do LIIPS podemos salientar, primeiramente, o trabalho apresentado pelo acadêmico do quinto ano de medicina Victor Perli que verificou de forma longitudinal as sequelas da COVID longa em pacientes que se recuperam da infecção e são acompanhados pelo LIIPS desde então. Outro importante trabalho foi o da acadêmica de doutorado do Programa de pós-graduação em Promoção da Saúde, a Ma. Deborah C. Marques, que avaliou a resposta lipídica de adolescentes com sobrepeso e obesidade durante um programa multidisciplinar de tratamento da obesidade. Por fim, o Dr. Samuel Morais, Pós doutorando do Programa de pós-graduação em Promoção da Saúde apresentou como a Intervenção Multiprofissional impacta positivamente nas respostas de marcadores plasmáticos de pacientes pós COVID, reduzindo as sequelas.

Outros pesquisadores do LIIPS também tiveram seus principais resultados apreciados no evento. O Dr. William Costa Ferreira, professor dos cursos de Medicina e Educação física, apresentou as modificações nas capacidades pulmonares durante o tratamento da COVID-19; O Dr. Bruno Ferrari Silva, técnico-pesquisador do LIIPS, apresentou as respostas autonômicas cardiovasculares durante intervenções de tratamento pós COVID-19; as mestranda do Programa de Promoção da Saúde: Marilene Ghiraldi apresentou os principais índices de desenvolvimento da sarcopenia encontrados em idosos em uma investigação clínica; e a mestranda Maria Luiza Camilo do Programa de pós graduação de Promoção da saúde, apresentou as principais equações preditivas para avaliar a taxa metabólica basal em fisiculturistas; e as acadêmicas de nutrição, Ana Paula Giraldi e Clara Camile contribuíram com os aspectos nutricionais dos adolescentes durante o tratamento da obesidade. Todos os trabalhos foram supervisionados pelo Coordenador do LIIPS, o professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco que esteve participando do evento e contribuindo exponencialmente para o desenvolvimento das pesquisas em questão.

Atualmente, o LIIPS executa simultaneamente 4 grandes projetos de extensão comunitária para a promoção da saúde da população, atendendo todas as faixas etárias. Essas ações fortalecem a tríade universitária englobando as relações entre ensino, pesquisa e extensão. E por fim, com o foco central no desenvolvimento de novas tecnologias para a promoção da saúde da população brasileira.

Últimas notícias

Categorias