Unicesumar
Unicesumar

"O Uso das Tecnologias de Informação em Serviço Social" abre ciclo de palestras de Serviço Social


A abertura do 4º Ciclo de Palestras e Debates do curso de Serviço Social aconteceu na noite desta quarta-feira (30), no auditório Joaquim Lauer da Unicesumar. O tema deste ano é "Tecnologia e Comunicação em Mídias Digitais", que busca apresentar ferramentas e aplicativos que auxiliem o profissional a promover a inclusão social por meio da tecnologia.

O evento contou com a participação da Fanfarra da Apae de Maringá e com o grupo de rap Manada Crew iniciando as atividades. A mesa de autoridades foi composta pela coordenadora do curso de Serviço Social, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, por alunos representantes do ensino presencial e à distância, por professores também do curso e pelo Pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão, que reforçou a importância dos profissionais da assistência social para a construção da cidadania.

A primeira palestra da semana acadêmica foi realizada pelo professor doutor Renato dos Santos Veloso com o tema "O Uso das Tecnologias de Informação em Serviço Social".  Segundo ele, a tecnologia deve ser utilizada como potencializadora do trabalho, amplificando as habilidades e competências do profissional. "O uso permite ir além do que já é realizado. São mudanças qualitativas e quantitativas no processo", afirma.

Segundo o palestrante, as redes sociais são as principais fontes de informação e devem ser utilizadas a serviço da cidadania, principalmente pelo fato de serem atualizadas constantemente, diferente de um cartão de visita, por exemplo, que pode ter sido entregue há anos e não ter mais o número de telefone funcionando. Ele acrescenta que o banco de dados para gerar perfis também é muito importante. "Conhecer as características para entender o que a pessoa quer, mas que nem sempre fala, é fundamental. Por isso está havendo uma tendência nova de georeferenciamento a partir de interfaces gráficas como mapas, que apontam as características e os lugares onde determinados grupos estão inseridos", diz.

A semana acadêmica de Serviço Social acontece até o dia 31 de agosto com diversas palestras e debates ao longo do dia. O evento é realizado nos auditórios Joaquim Lauer e Dona Etelvina.

Últimas notícias

Categorias