ONU premia projetos ODM Universidades no Cesumar

Com a presença de oficiais de projetos da Organização das Nações Unidas (ONU) de Brasília, será realizada nesta sexta-feira (26) no Cesumar a cerimônia de premiação dos projetos ODM Universidades, realizados por estudantes da instituição em 2007 em Maringá e região.

O Prêmio ODM Universidades é promovido pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IDAC) e Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), com o intuito de estimular a participação de jovens em ações voluntárias que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, que têm como principal meta a erradicação da pobreza extrema até 2015 no mundo.

Os estudantes do Cesumar, junto com professores, desenvolveram 21 projetos beneficiando 5.263 pessoas, a maioria entre 7 e 18 anos. Mas também há projetos que trabalharam com gestantes, idodos e grupos de famílias. No total, 21 cursos estiveram envolvidos nas atividades, realizadas de janeiro a agosto deste ano.

De acordo com relatório do IDAC e UNV, que têm escritório instalado no Cesumar com atuação em toda a região, grande parte dos projetos estiveram ligados ao objetivo número 6 do ODM, que é relacionado à saúde e busca combater a AIDS e a Malária, entre outras doenças. Outros trabalhos estiveram ligados ao objetivo número 2, relacionado à educação, o qual visa promover a educação com qualidade para todos, e outros ao objetivo número 8, relacionado à ação global voluntária, visando promover uma parceria mundial pelo desenvolvimento sustentável.

Estarão presentes na cerimônia de entrega dos prêmios o diretor presidente do IDAC e coordenador do Programa Internacional de Cooperação entre Universidades e os ODMs com a ONU, Gilson Scharnik, a coordenadora do Programa de Voluntários da ONU no Brasil, Eva Christina Rux e o professor Luiz Antônio Arantes, reitor da Universidade Estadual de Goiás, também parceria do ODM Universidades, além do reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva e da presidente da AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), prefeita Tânia Costa.

Os dez melhores trabalhos receberão certificado de projeto de referência da ONU. O resultado será conhecido somente durante a solenidade, que está marcada para começar às 19h30, no auditório Dona Etelvina.

Parceria

A parceria entre o Cesumar, UNV, IDAC e Amusep existe desde abril do ano passado. Através de um convênio assinado, o Centro Universitário de Maringá cedeu espaço no campus para instalação de um escritório do órgão. O atendimento do escritório de Maringá se estende a todos os municípios da região da Amusep.