Palavra do Reitor

Caro Acadêmico (a);

Estamos vivenciando desde 2020 um novo cenário na educação causado pela COVID-19. Aulas remotas, ensino híbrido, lives, novas formas de aprendizagem, tudo isto passou a ser rotina nesta nova modalidade de busca e compartilhamento do conhecimento. O momento ainda requer cuidados redobrados e muitas foram as transformações ocasionadas desde a última vez que nos encontramos presencialmente em nossos campi.

Três aspectos de nossas vidas foram diretamente afetados pela pandemia do coronavírus: o emocional, o social e o econômico. No aspecto emocional, cumprimos um isolamento social jamais experimentado na história do povo brasileiro, marcado pelo calor humano e o relacionamento social constante. No âmbito social, precisamos estabelecer os limites do distanciamento entre as pessoas. Esportes coletivos, espetáculos artísticos e reuniões associativas, além é claro, das aulas presenciais, foram temporariamente suspensas. Deixamos de nos relacionar socialmente por um tempo, transferindo nossas festas e eventos para o meio digital. Já no aspecto econômico, a economia global foi fortemente abalada, com fechamento de empresas, fábricas dispensando trabalhadores e recessão sob nova recessão.

Aos poucos aprendemos juntos a lidar com a COVID-19, um vírus que chocou pela maneira rápida de transmissão. Porém, o ser humano tem a incrível capacidade de se adaptar à realidade imposta, transformando seus problemas em soluções e acreditando, sobretudo, no avanço da ciência presente no mundo atual.

Prudencialmente a sociedade está retomando suas atividades rotineiras e, neste sentido, as aulas presenciais também estão sendo contempladas. Com as medidas de distanciamento entre alunos, equipamento de proteção individual para professores e colaboradores, máscaras, dispensers de álcool em gel e uma higienização constante dos ambientes, acreditamos que a rotina da educação superior poderá, gradativamente, ser retomada. Além disto, com o advento da vacinação da população, temos a esperança de que vamos superar as adversidades.

Nosso propósito é manter os elevados padrões de qualidade de ensino da UniCesumar, tanto para àqueles que estão presencialmente, tanto para os que aprendem remotamente. Nosso conceito institucional 5 – a nota máxima, demonstra o compromisso com o conhecimento, na missão de formar excelentes profissionais.

Contamos com a sua colaboração para cumprir as normas de segurança sanitária e o seu compromisso em ser protagonista de sua própria história. Apenas com Paz, Fé, Amor e Esperança podemos superar este momento adverso. Precisamos ter paz para seguirmos, fé em Deus nosso criador, agir com amor e esperança de que teremos dias melhores.

 

Abraços,

 

Wilson de Matos Silva
Reitor