Orquestra Cesumar se apresenta com coros de Londrina e Rolândia

A Orquestra Filarmônica Cesumar irá se apresentar neste domingo (21)  em Londrina e Rolândia, acompanhando o coro das catedrais destas duas cidades.  Na primeira cidade, a apresentação será  às 10h30 e, na segunda,  às 19 horas.  A apresentação faz parte do projeto "O Festival de Música de Londrina Continua".

O repertório será apresentado durante o horário de missas e será composto pelos seguintes  ritos litúrgicos: Kyrie, Sacntus, Glória, Benedictus e Agnus Dei. O maestro, Davi Oliveira, disse que as execuções serão de vários compositores clássicos.  Ao mesmo tempo, os dois concertos têm por objetivo comemorar o aniversário do Coro da Catedral Londrina.

A apresentação acompanhando uma liturgia religiosa é inédita para a Orquestra Cesumar.  Para o maestro Davi Oliveira, trata-se de "uma oportunidade muito importante porque o festival de música de Londrina é muito conceituado no Brasil e no exterior, alargando assim as nossas  fronteiras no estado do Paraná". Ele entende que a Orquestra tem sido aceita e respeitada em Londrina , "devido ao  nosso trabalho sério e progressista dentro do Cesumar e em Maringá".

A Orquestra Filarmônica do Cesumar foi criada no ano de 2003, pelas mãos do regente titular Davi Oliveira e o Spalla Bruno Corrêa, que vieram de Belo Horizonte para assumir o projeto no Centro Universitário de Maringá. A Sinfônica apresentou-se pela primeira vez ao público da cidade em maio do mesmo ano e desde então faz vários concertos por ano abertos à população de Maringá e municípios da região.

A OFC conta com 60 músicos e é totalmente subsidiada pelo Centro Universitário de Maringá, que busca assim divulgar a música orquestrada em seus diversos gêneros e caracteres, de forma que o público possa conhecer  obras sinfônicas renomadas e desenvolver o gosto pela música instrumental.

A orquestra executa um repertório eclético, composto por obras eruditas, populares brasileiras e temas de filmes, entre outros estilos. A Sinfônica possui vários CDs e dois DVDs gravados ao vivo no Teatro Calil Haddad de Maringá. O mais recente foi gravado no último mês de setembro e será lançado neste final de ano.