Orquestra e Coro Cesumar realizam Concerto de Natal

Repertório vai do clássico ao popular, passando por músicas natalinas e temas de filmes; apresentação é grátis

Os 50 músicos da Orquestra Filarmônica Cesumar (OFC) e os 50 integrantes do Coral e do Grupo Vocal do Cesumar vão preencher o palco do Cine Teatro Plaza, na próxima segunda-feira (dia 8), para apresentar o Ìoncerto de Natal" para a comunidade maringaense.

Tradicionalmente fazendo parte da programação natalina da cidade, os grupos resolveram se juntar e fazer um espetáculo maior desta vez. Ê programação que preparamos para presentear a cidade neste Natal é brilhante e queremos que o momento seja único para o público que estiver nos assistindo", disse o maestro da OFC, Davi Oliveira.

Os três grupos vão executar músicas que estão em seus CDs, especialmente as que foram gravadas neste final de ano. O programa contempla vários estilos de música, que vão do clássico ao popular, passando por canções natalinas e temas de filmes.

O espetáculo deve durar em torno de uma hora e meia, segundo Oliveira. "Nós queremos convidar todas as pessoas para virem nos prestigiar, pois será um momento especial, onde as canções devem elevar o espírito de paz e de confraternização do final de ano."

Além das apresentações em conjunto, haverá apresentações solo, tanto instrumental quanto vocal, executadas por cantores e músicos que tradicionalmente acompanham a Orquestra e já são conhecidos do público maringaense.

A apresentação do Concerto começa às 20h30 e a entrada é franca para a comunidade em geral.

Coro e Orquestra

O Coral e a Orquestra Cesumar nasceram, respectivamente, há oito e cinco anos e estão ligados ao Departamento de Música e Cultura do Cesumar. O Coro é regido por Marcos Geandré Nakano que está à frente do grupo desde 2005. Possui 40 integrantes e tem colaborado com o desenvolvimento da cultura maringaense, realizando apresentações com grande freqüência na cidade, além de visitar cidades da região levando sua música. Participa anualmente das edições do Festival Internacional de Corais de Maringá, além de ter participado do Festival de Coros de Conselheiro Lafaiete (MG) e do Festival de Corais de Bauru, este ano.

A Orquestra Filarmônica Cesumar foi organizada em janeiro de 2003 pelo regente titular Davi do Carmo Oliveira e pelo spalla Bruno de Oliveira Corrêa, ambos vindos de Belo Horizonte (MG), a convite do reitor Wilson de Mattos Silva, que idealizou o projeto.

A OFC é totalmente subsidiada pelo Cesumar, que se preocupa com a divulgação da boa música e com a formação do individuo como um todo, ratificando a cada dia a cultura e a arte por toda a cidade de Maringá e região.

A orquestra executa um repertório eclético, com obras eruditas, populares brasileiras, temas de filmes, entre outros. Seus integrantes - em sua maioria - são estudantes de graduação superior em música, sendo que alguns já possuem graduação na área. Conta hoje com 50 músicos, mais a equipe de apoio.

Grupo Vocal

Criado em 2004 pelo regente Davi do Carmo Oliveira, nasceu com o objetivo de propiciar à instituição o contato com a música sacra norte-americana. No primeiro ano de existência, realizou a famosa cantata de páscoa "Vivo Está", com a participação especial da Academia de Bale Márcia Angeli, inaugurando sua existência com grande sucesso. Desde então, numerosas foram as cantatas realizadas pelo grupo nas datas de Páscoa, Natal e o musical de inverno realizado tradicionalmente em meados do mês de julho.

Devido aos inúmeros convites que o grupo recebe, foi-se criando novas exigências com relação ao repertório preparado. Então, a partir de 2006, o Grupo Vocal Cesumar passou a trabalhar também obras eruditas, arranjos da música popular brasileira, peças originalmente compostas para a formação coral, sem deixar de lado seu objetivo central de realizar cantatas nas datas especiais de Páscoa e Natal.