Unicesumar
Unicesumar

Orquestra Filarmônica da Unicesumar faz concerto no Jardim Botânico

Espetáculo integrou o projeto “Orquestra Unicesumar na Estrada” e contou com mais de cinco mil pessoas

O Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, recebeu no último domingo, 22, a carreta-palco da Orquestra Filarmônica da Unicecumar (OFUC). O espetáculo contou com repertório variado e teve entrada franca.

A apresentação integra o projeto “Orquestra Unicesumar na Estrada”, que conta com apoio do Ministério da Cultura (MinC). Neste ano, a OFUC e deverá levar música de qualidade para pelos menos mais dez municípios.

Segundo o diretor artístico e regente titular da OFUC, Davi Oliveira, o repertório apresentado no Jardim Botânico foi composto por obras clássicas, temas de filmes e músicas populares brasileiras. O espetáculo será aberto com o Hino Nacional. “A proposta é evidenciar a identidade brasileira e, para isto, no início teremos o Hino Nacional”, disse Oliveira.

Esta será a segunda apresentação da orquestra no cartão-postal de Curitiba. A primeira foi o Concerto de Natal, em 26 de novembro do ano passado. O espetáculo fez parte da programação de Natal da capital paranaense, que tradicionalmente atrai turistas de várias regiões do País.

O diretor artístico da OFUC diz que o projeto também  tem o objetivo de realizar concertos em cidades pequenas. Porecatu, município no norte-central do Paraná que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem população de 13,7 mil habitantes, recebeu a orquestra no dia 26 de março deste ano. A carreta-palco foi montada na praça da igreja matriz. “São lugares onde as pessoas não têm a oportunidade de assistir uma filarmônica. Esta é a proposta da orquestra, de levar música para todas as pessoas”, afirmou Oliveira.

No dia início do mês, a orquestra apresentou o espetáculo “Sinfonia do Novo Mundo”, a mais conhecida obra do compositor checo Antonín Dvorák – Sinfonia Nº 9 em Mi Menor. O evento foi realizado no Teatro Calil Haddad, em Maringá, em comemoração aos 15 anos de trajetória da OFUC.

Últimas notícias

Categorias