Unicesumar
Unicesumar

Pacientes atendidos pelo GOIA ganham festa junina


O GOIA – Grupo de Orientação e Integração de Afásicos - realizou ontem uma festa junina com os pacientes que freqüentam semanalmente os encontros, na Clínica de Fonoaudiologia do Cesumar. Trata-se apenas de uma atividade a mais no trabalho de reabilitação de pacientes que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral) e perderam a capacidade de se comunicar pela fala.


O GOIA é coordenado pela professora de fonoaudiologia Ana Paula Labigalini e existe no Cesumar há sete anos. A professora, com a ajuda de alunos do 1º ao 4º ano do curso, realiza um trabalho para reconstruir a linguagem do paciente após a lesão sofrida no cérebro.


Segundo Ana Paula, o GOIA considera o funcionamento da linguagem e não só a patologia. Os processos de significação é que têm importância nesse trabalho para fazer com que o paciente ache meios de comunicação mesmo que não seja pela oralidade.


Por isso, o trabalho de orientação é realizado observando-se o contexto social, histórico e cultural do paciente. “É muito importante as terapias que façam sentido para o paciente. Devido a isso é que sempre promovemos encontros festivos como este para tirá-los do ambiente da clínica e fazer com que interajam com outras pessoas”, explicou Ana Paula.


O GOIA conta atualmente com dez pacientes em atendimento. Os encontros do grupo acontecem às quartas-feiras, às 17h30, na Clínica de Fonoaudiologia. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (44) 3027-6360, ramal 255.

Últimas notícias

Categorias