“Pacto Pelo Brasil” tem cardápio produzido por alunos da UniCesumar de Curitiba

Evento sediado na capital paranaense tem a participação de estudantes dos cursos de Gastronomia e Nutrição

Os cursos de Gastronomia e Nutrição da UniCesumar de Curitiba estão participando das atividades do Pacto Pelo Brasil, realizado na capital paranaense entre os dias 26 e 28 de agosto. O evento é promovido pelo Observatório Social do Brasil (OBS) para discutir sobre a aplicação de recursos públicos, transparência e controle social.

Nesta edição, os professores da UniCesumar elaboraram um cardápio com aproveitamento integral dos alimentos. De acordo com o coordenador do curso de Gastronomia, Daniel Lorandi de Oliveira, o objetivo da ação é diminuir o desperdício. “Utiliza-se tudo dos alimentos, como as cascas, folhas, sementes e talos, pois são ricos em nutrientes. Isso diminui o desperdício nas preparações, contribui para aumentar o valor nutricional das refeições e diminui a quantidade de lixo produzido”, explicou.

Para o coordenador, essa prática também é algo que contribui para a experiência dos acadêmicos. “Os alunos aplicam o conteúdo estudado nas aulas na prática e vivenciam as dificuldades que possam ocorrer e encontram as soluções. Isso faz o aluno adquirir experiência.”

Esta é a 3ª edição do evento, o tema em destaque é “Gestão Pública”, com o objetivo em discutir e refletir sobre transparência e eficiência, bem como intercâmbio internacional de prefeituras em parceria com a agência CIFAL e o programa de cidades da ONU. Como nos outros anos, o foco é propor estratégias para enfrentar a corrupção.