Pais de calouros aprovam iniciativa de integração com as famílias

Mantendo a tradição de anos, o Cesumar promoveu sábado o Encontro de Pais de Calouros, que reuniu aproximadamente mil participantes. Os pais foram recepcionados pelo reitor Wilson de Matos Silva, diretores de áreas e coordenadores de cursos. Além de participar do café da manhã, eles assistiram apresentação da Orquestra Filarmônica Cesumar e palestra feita pelo reitor.

O propósito do evento, que acontece todos os anos, é apresentar a política educacional da instituição e promover integração entre os pais e a universidade. Para o reitor Wilson de Matos Silva, a proximidade dos pais, o  acompanhamento e a supervisão são importantes para o desempenho dos filhos.  "Por isso, queremos nos manter de portas abertas", assinalou.

"Eu tenho chamado os pais todos os anos a nos visitar, para que tenhamos maior integração da universidade com a sociedade, também para que conheçam a proposta pedagógica dos nossos cursos e porque queremos que incentivem os seus filhos para os estudos. Nossa cultura não é a cultura de tirar notas apenas, mas transformar-se ao conhecimento", frisou ainda o reitor.

Após assistirem à fala do dirigente da instituição, os pais foram acompanhados pelos coordenados para conhecerem as instalações dos cursos e outras áreas do campus.

Alguns pais comentaram sobre o encontro e disseram ter aprovado a iniciativa de integração com as famílias. Na opinião do bancário José Luiz de Oliveira, de Engenheiro Beltrão, que tem um filho cursando engenharia civil e uma filha cursando moda, "o reitor é uma pessoa firme". "Eu gostei das palavras. Ele chamou a atenção para que os nossos filhos se dediquem ao estudo com firmeza, e o caminho é esse mesmo. O contato com ele e com a instituição foi importante", destacou.

Para a dona de casa Eliane Redondo Ribeiro, de Maringá, que tem uma filha no primeiro ano de medicina, o encontro foi importante "porque promoveu uma integração da família com a universidade". Segundo ela, a filha está "adorando" o curso. ""oder ver de perto o que a universidade oferece foi muito bom", comentou.

Outro pai que falou sobre a ação foi o comerciante Carlos Roberto Pontim, de Paiçandu, que tem um filho estudando mecatrônica. Ele disse que ficou  satisfeito com a possibilidade de conhecer melhor a instituição. "Acho que o encontro serviu para quebrar o gelo e a gente saber que a universidade não é um local de portas fechadas. O que o reitor abordou foi importante para nos deixar atentos e saber melhor como agir a partir do momento que o filho está na universidade."

Sorteio de bolsas

Durante o Encontro de Pais de Calouros, duas bolsas de estudo para o ano de 2012 foram sorteadas. Os ganhadores foram as estudantes Thais Aline de Araújo, do curso de Estética e Vanessa Daniely Manetti Zanatta, do curso de Biomedicina.