Palestra de Grupoterapias encerra 1° Encontro Regional de Psicologia

Depois de três dias de intensas discussões sobre ética, a formação  e a atuação do novo psicólogo frente à diversidade social,  terminou ontem à noite (05) o 1° Encontro Regional de Psicologia do Cesumar.

O médico psiquiatra e psicanalista Luiz Carlos Osório, autor de  vários livros na área de psicologia grupal, ministrou a palestra de encerramento, discorrendo sobre: "Intervenções Grupais na área da Saúde". Segundo Osório, a psicologia, que no passado era individualizada, hoje é também realizada em grupo.  Ele falou, por exemplo, dos  pequenos grupos, como em uma empresa que, ao crescer, vai se fragmentando em departamentos e gera a necessidade de executar uma tarefa que permita trabalhar e reconhecer a singularidade de cada indivíduo.

Îxistem várias abordagens de grupoterapias, como a psicoanalítica, psicodramática, gestáltica, para pacientes homogênios, diabéticos, asmáticos e outros, cada um de acordo com um referencial teórico", explicou o palestrante.

O último do evento foi marcado também pelo 1° Encontro de Supervisores de Estágios de Psicologia, com palestras sobre "O lugar das práticas supervisionadas na formação do profissional da atualidade". Depois da palestra, houve várias mesas redondas para discutir as práticas supervisionadas de estágio, os desafios e possibilidades. As mesas se dividiram em: psicologia escolar, psicologia organizacional, psicologia clínica e psicologia da saúde e contaram com a participação de professores do Cesumar e convidados de outras instituições.

Entre os palestrantes convidados, esteve presente a psicanalista Soledad Ferdinandi, formada pela Sociedade Brasileira de Psicanálise, que participou da mesa sobre psicologia clínica e destacou a necessidade de se ter experiência teórica e prática na hora da supervisão. "É importante enfatizar que o supervisor é alguém que tem uma experiência maior do que aquele profissional que está começando, seria uma outra visão de ensino-aprendizagem, entre o professor e o aluno", disse a psicanalista.

Ao fazer um balanço sobre o evento, a coordenadora de Psicologia do Cesumar, professora Gilcinéia Santos, disse que a escolha do tema, sobre diversidade social, do 1° Encontro Regional de Psicologia, veio atender à necessidade de se ter um compromisso ético dentro da psicologia. Para ela, as abordagens dos palestrantes superaram as expectativas e transformaram o evento em um rico acontecimento acadêmico e científico.