Unicesumar
Unicesumar

Palestra sobre aprendizagem ativa e colaborativa abre a Semana Pedagógica

Atividades promovem integração de professores com as técnicas pedagógicas e o debate das exigências educacionais da atualidade

A Unicesumar abriu nesta segunda-feira (30) a Semana Pedagógica 2017 para professores, coordenadores, gestores e dirigentes da instituição e do Colégio Objetivo. As atividades de boas-vindas começaram com um café da manhã seguido de uma palestra proferida pelo reitor, Wilson de Matos Silva. “A arte da aprendizagem: atitude, ética e equilíbrio na gestão do conhecimento” é o tema desta Semana, que conta com palestras e uma diversificada programação de oficinas e encontros.

De acordo com o reitor o conhecimento é dinâmico, exige disciplina, determinação e a constante busca pelo aprendizado. “A Semana é um momento muito produtivo e preparatório com nossos professores, onde juntos renovamos o compromisso do Grupo Unicesumar/Objetivo em busca de uma educação transformadora e de qualidade”, salientou.

Para o pró-reitor de Ensino, Valdecir Antônio Simão, através da Semana Pedagógica várias reflexões de novas ações e tecnologias são provocadas. “O tema deste ano engaja os professores no papel excepcional que eles possuem no processo formativo. Educação de qualidade nunca estaciona, está em constante debate e a linha institucional da Unicesumar exige essa evolução permanente”.

Referência em novos métodos, técnicas e tecnologias para a educação o professor e doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Ramos Fragelli, foi o palestrante do primeiro dia da Semana Pedagógica. Trazendo o tema “Rei da Derivada, Summaê e Trezentos – aprendizagem ativa e colaborativa”, ele destaca que o professor precisa cada vez mais adotar uma postura de agente transformador.

“As três metodologias promovem uma educação ativa e colaborativa, fazendo do estudante um protagonista de sua própria história. É possível diminuir os índices, por exemplo, de reprovação no semestre. O objetivo é motivar os alunos em sala de aula, e isso é feito por meio de uma inversão de papéis, em que os estudantes é que vão ao quadro resolver questões de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões”, explica.

 

Programação

 

Nesta terça-feira (31) a Semana Pedagógica conta com uma palestra do especialista em Metodologia da Educação Superior e doutor em Filosofia e Ciência da Educação, Raulino Tramontin, às 9h, que trará o tema “Tendências do Ensino Superior para 2017 e os próximos anos e o futuro dos professores. À tarde a programação segue com treinamentos e à noite, às 19h, com a palestra do economista, Claudio de Moura Castro, com a proposta de debater “Se não acontece na sala de aula não melhora a educação”.

Últimas notícias

Categorias