Unicesumar
Unicesumar

Palestra sobre Cólica Equina é ministrada na UniCesumar

Evento foi realizado com o objetivo de proporcionar aos profissionais e alunos informação mais aprofundada sobre a doença

A Consultoria Junior de Medicina Veterinária (Ambivet) da UniCesumar realizou na sexta-feira (14) uma palestra sobre “Abordagem Clínica da Cólica Equina”. O tema foi ministrado pela Dra. Mirian Rodrigues, especialista em Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, no auditório de odontologia, no bloco 6, da Instituição. O evento foi realizado para estudantes e profissionais da Medicina Veterinária que buscam o conhecimento sobre animais de grande porte.

A cólica equina pode ser grave e levar até a morte do animal, a dor é tanta que o equino pode se jogar no chão, rolar ou até mesmo se machucar na tentativa de alívio da dor. De acordo com a professora da UniCesumar e especialista em animais selvagens, Jussara Leonardo, os animais equinos sofrem muito. “É um problema recorrente e exige diagnósticos mais apurados, a doença pode ser infecciosa, alimentar, parasitária, dentre outras. É importante que o aluno participe desses projetos porque ele acaba se familiarizando mais com o que vai encontrar no ambiente profissional”.

Ainda de acordo com a professora, a Ambivet trabalha para que os alunos sejam avançados em relação aos temas vivenciados no dia a dia. “Isso torna o aluno um profissional mais proativo, o profissional do futuro chega com outro perfil, o que realmente interessa para os empregadores”.

A Ambivet tem o foco em prestação de serviços como a assessoria às propriedades e realização de eventos, por este motivo são feitos vários encontros para o fortalecimento da comunidade acadêmica. Para o presidente da Consultoria Junior e aluno do quinto ano de Medicina Veterinária, Heverton Loquetti Fernandes, é importante este contato com o conhecimento especializado. “Além de adquirir experiência e responsabilidade, podemos ter contato com profissionais que se destacam em suas respectivas áreas da medicina veterinária, propiciando uma ótima troca de conhecimentos”.

Os aprendizados adquiridos no curso são praticados pelos alunos, por meio da consultoria, para estabelecer programas de melhorias às boas práticas nas propriedades e resolução de problemas, de forma a promover e manter a qualidade das ações de propriedades e indústrias de origem animal. Os temas são abordados de acordo com a demanda, os administradores de propriedades procuram os acadêmicos, que formulam as ações importantes para inovar as atividades já realizadas.

 

Últimas notícias

Categorias