Palestrantes de renome falam na Semana Pedagógica do Cesumar

Reflexões sobre a prática pedagógica dos professores no ensino superior vão nortear os debates  que ocorrerão durante cinco dias

Começa segunda-feira (dia 2) a Semana Pedagógica do Cesumar, que vai reunir diretores, professores e palestrantes de renome para discutir temas atuais da educação brasileira. Além de servir para o planejamento das atividades de ensino durante o ano, a semana será destinada a reflexões sobre a prática pedagógica dos professores no Ensino Superior.

Para discutir sobre este e outros assuntos, a instituição está trazendo como convidados profissionais  destacados nacional e internacionalmente na área da educação, como José Eustáquio Romão, Paulo Afonso Caruso Ronca, José Dias Sobrinho, Marcos Masetto e Márcia  F. Dias Brito, todos com conceituados currículos, autores de diversos livros e ampla produção científica.

A Semana divide-se em encontros pela manhã, tarde e noite. A maioria das palestras com convidados de fora está reservada para o período da noite. A primeira delas, logo após a abertura oficial que será feita pelo reitor Wilson Matos, na segunda-feira à noite, será sobre "Educação Profissional no Século XXI". O ministrante será o professor doutor José Eustáquio Romão, coordenador de projetos de pesquisas internacionais que analisam, entre outras questões, os fenômenos da globalização e do neoliberalismo no cotidiano escolar. O palestrante é autor de livros como Avaliação Dialógia, Dialética da Diferença e Pedagogia Dialógica.

Na terça-feira, a partir das 19 horas, o doutor em psicologia educacional pela Unicamp, Paulo Afonso Caruso Ronca, irá falar sobre "Avaliação e  Prova Operatória", um dos temas de seus estudos. Ele é diretor do Instituto Esplan, em São Paulo, onde há 40 anos trabalha com crianças, jovens e famílias que mereçam uma atenção especial, Com seus contos e crônicas já foi merecedor de prêmios nacionais e internacionais. É autor, entre outros livros, de: "A prova operatória"; "A aula operatória e a construção do conhecimento"; "O pensamento parece uma coisa à-toa: Caminhos que ligam o pensar ao conhecimento".

A professora doutora Márcia Dias Brito, da Unicamp, autora de quatro livros e dezenas de trabalhos publicados em anais e periódicos científicos, também falará aos professores na quarta-feira de manhã, abordando o tema "Aprendizagem e Avaliação".

Outra palestra, agendada para a quarta-feira à noite, é com o professor titular do programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de Sorocaba e consultor da UNESCO, José Dias Sobrinho. Com experiência e ênfase em Educação Superior, notadamente em avaliação e temas relacionados com as transformações e reformas da educação sob os impactos da globalização, Sobrinho falará sobre: "Avaliação educativa: produção de sentidos com valor de formação".

Na quinta-feira à noite, será a vez do professor doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Marcos Masetto, expor sobre Ìompetências Pedagógicas do professor universitário". Autor de oito livros e diversos artigos científicos, Masetto é atualmente professor titular da PUC-SP e da Universidade Mackenzie e os termos que mais se destacam em sua produção científica são: avaliação, formação de professores, ensino superior e aprendizagem.

Durante os cinco dias do evento, o período da manhã estará reservado para palestras com diretores da instituição, que esclarecerão questões acerca de direito administrativo, pesquisa e pós-graduação, ensino e apoio pedagógico, sendo que os trabalhos serão abertos com palestra especial do pastor Marcelo Gomes, autor do livro "aprenda a lidar com a ansiedade".