Palestras destacando uso da tecnologia encerram Jornada de Medicina

Encerrou-se ontem a 1ª Jornada de Medicina do Cesumar, que durante três dias debateu,  por meio de diversas palestras, a prática tradicional e os avanços tecnológicos na medicina. As duas últimas palestras do evento foram sobre cirurgia Fetal e os avanços na reprodução humana e o impacto da tecnologia na medicina de urgência.

Para falar sobre cirurgia fetal esteve presente o médico maringaense Carlos Gilberto Almodim, doutor em ginecologia e obstetrícia e referência nacional em reprodução humana. Já o segundo tema foi abordado pelo médico do Hospital Universitário e da Santa Casa  na Urgência e Emergência e professor do Cesumar, Vinícius Rebola Danielli.

A tecnologia para diagnóstico de doenças oncológicas e na neurocirurgia, o valor do método clínico e a abordagem do paciente com doença genética também estiveram na pauta dos debates, além de discussões sobre a nova formação médica e o tipo de profissional que a sociedade precisa.

Entre os palestrantes estiveram presentes o presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, Marcial Francis Galera, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, César Alfredo Pusch Kubiak e o assessor da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, doutor em saúde coletiva e professor da UEL, Márcio Almeida.

A coordenadora de medicina, Nilce Marzolla Ideriha e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes Munhoz, destacaram o esforço da primeira turma do curso para o sucesso da semana. Segundo elas, a jornada foi rica em aprendizado e trouxe, principalmente, muita reflexão para os alunos em torno da postura que precisam ter os médicos, revalorizando o contato e o tratamento mais humano com os pacientes.