Parceria entre Banco Santander e UniCesumar contempla 11 alunos com bolsas de estudo no exterior

O Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Banco Santander em parceria com a UniCesumar, contemplou, na última sexta (06/09), 11 alunos da instituição com bolsas de estudo, no valor de 3 mil euros para estudar em uma das instituições internacionais conveniadas ao programa.

A seleção dos classificados se deu por mérito acadêmico, ou seja, os alunos foram selecionados pela média de suas notas e por elevada conduta educacional (disciplina na participação e atividades do curso).

Para o gestor do Banco Santander no Paraná, Carlos Guilherme Matte, essas parcerias são muito importantes para internacionalizar cada vez mais a educação brasileira. “Tive a oportunidade de acompanhar esse processo desde 2011 e já testemunhei o depoimento de muitos alunos quando foram premiados com a bolsa e também no retorno do intercâmbio. Essa é uma experiência ímpar para conhecer outras culturas, pessoas diferentes e ainda ampliar o conhecimento acadêmico e profissional”, destacou o gestor.

Durante a cerimônia do anúncio das bolsas, o coordenador do departamento de Relações Internacionais da UniCesumar, Weslley Matos, também destacou a importância desta experiência. “Esse conhecimento transcultural é imprescindível, principalmente na situação de globalização atual que estamos vivendo. Parabenizo todos os alunos contemplados porque mereceram as bolsas devido às boas notas e bom desempenho durante o curso. Desejo que essa experiência seja transformadora, mas que não fique guardada apenas para o aluno. Esse conhecimento deve ser multiplicado, compartilhando com amigos, outros alunos e família, para transformar também a vida de outros que não puderam participar”, orientou, Weslley.

O aluno João Silveira, que planeja ir para a cidade de Porto em Portugal, acredita que essa vai ser uma oportunidade única que vai agregar conhecimento e experiência curricular. “Para os que pretendem participar do programa, digo que basta estudar e concorrer. Todos podem fazer parte desta experiência”, incentivou João.

Caroline Rodrigues Goulart de 18 anos, aluna do curso de Design de Moda está animada com a bolsa e pretende ir para Buenos Aires, um país que segundo ela tem uma cultura extremamente rica e vai agregar muito ao curso que ela está fazendo. “Vai ser uma experiência muito gratificante porque vou poder estudar e trazer esse conhecimento para a UniCesumar em Maringá”, ressaltou Caroline.

Já o aluno de Arquitetura e Urbanismo, André Caio Felipe, que pretende ir para Portugal ou Barcelona na Espanha, reconhece o quanto o mercado de trabalho está concorrido e acha que o intercâmbio vai ser um diferencial na vida profissional dele. Minha expectativa é melhorar ainda mais a minha formação e sair na frente de outros profissionais, quando finalizar a graduação.”