Parceria entre Cesumar e Sírio Libanês assegura capacitação para o SUS

A parceria entre o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde para projetos voltados à capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) contará com a participação do Cesumar. A instituição será intermediária do Instituto Sírio Libanês de Pesquisa nos cursos de especialização que serão ofertados para a região.

O convite à participação do Cesumar foi feita pelo Sírio Libanês em razão de um convênio já existente entre as duas instituições voltado ao curso de Medicina.

Para acertar os detalhes dessa parceria reuniram-se ontem no Cesumar a representante do Sírio Libanês, Mara Quaglio Chirelli, o presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e secretário municipal de saúde, Antônio Carlos Nardi, o pró-reitor de ensino Valdecir Simão e a coordenadora do curso de Medicina, Nilce Ideriha.

Para Nilce Ideriha, a nova parceria aproximará ainda mais as duas instituições  [Instituto Sírio Libanês e Cesumar], levando o Cesumar ao cumprimento do seu papel de formar profissionais inseridos no contexto da saúde local e regional. "Capacitando tanto os profissionais que atuam no serviço de saúde como os nossos professores que ministram aulas práticas, faremos que os nosso alunos também saiam mais preparados para atender com eficiência e eficácia os pacientes do SUS", disse ela.

Os cursos

A capacitação a ser oferecida aos profissionais do SUS na região concentra-se em torno de três cursos de especialização que serão oferecidos gratuitamente: Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do Sistema Único de Saúde.

Os cursos serão oferecidos com aulas presenciais e teleconferências, tendo o Cesumar como local. Serão disponibilizadas 48 vagas para cada curso e os candidatos serão selecionados pelo IEP/HSL a partir das indicações dos gestores das regiões participantes, considerando a disponibilidade e o compromisso para participar de processos de transformação da realidade visando fortalecimento do SUS.

O público alvo são os profissionais que atuam na gestão, atenção à saúde e formação de profissionais de saúde nos cenários do SUS. O período de inscrições será entre junho e julho e os cursos estão previstos para acontecer entre agosto desde ano e junho de 2014.  Mais informações podem ser obtidas pelo site www.hospitalsiriolibanes.org.br/ensino.