Participação Científica Ativa da Pós-Doutoranda do PPGTL/Unicesumar

Entre os dias 01 e 04 de julho, em Florianópolis/ SC, a Dra. Maria de los Angeles Perez Lizama, pós-doutoranda do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas/UniCesumar, participou de diversas reuniões para organizar XIV ENBRAPOA (Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos), evento que ocorrerá em agosto de 2016.

Maria-Lizama-imagem-01-p

Reunião ENBRAPOA

Maria-Lizama-imagem-05

Na sequência, entre os dias 15 a 17 de julho de 2015, no Centro de Convenções da Unesp/FCAV, em Jaboticabal / SP, Maria de los Angeles também participou do VIII Curso de Sanidade em Piscicultura, Problemas Ambientais e Sanitários Desafiando a Piscicultura Brasileira. Como superá-los?, ministrando as aulas práticas intituladas “Uso correto de equipamentos para diagnóstico de enfermidades na piscicultura, anatomia e fisiologia de peixes, hemograma de peixes, diagnóstico das principais parasitoses e bacterioses de peixes”.

Maria-Lizama-imagem-03-p

Aula sobre o uso correto de equipamentos para diagnóstico de enfermidades na piscicultura, anatomia e fisiologia de peixes, hemograma de peixes, diagnóstico das principais parasitoses e bacterioses de peixes

Maria-Lizama-imagem-04Em agosto de 2015, Maria de los Angeles participou de uma banca de defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Desenvolvimento Sustentável da UFPR/ Palotina. A dissertação versou sobre “Parasitos de metazoários de pacu (Piaractus mesopotamicus) e dos híbridos patinga e tambacu cultivados na região da Grande Dourados, MS, Brasil”. Além disso, a Pós-doutoranda participou do 9º INTERNACIONAL SYMPOSIUM FISH PARASITES (IFSP), nos dias 31 de agosto e 04 de setembro de 2015, na cidade de Valência, Espanha, onde apresentou o trabalho “Ecological aspects and anthropogenic influence on the parasitic fauna in Hypostomus ancistroides (Ihering 1911) (Osteichthyes, Loricariidae) in a Neotropical river”. Na ocasião, a pós-doutoranda realizou vários contatos com pesquisadores da área, divulgando o PPGTL/ UniCesumar e também conheceu o laboratório do Dr. Juan Antonio Balbuena do Instituto Cavanilles de Biodiversidad y Biologia Evolutiva, da Universidade de Valência, Espanha, juntamente com o Dr. Luis Eduardo Roland Tavares (UFMS), o Dr. Ricardo M. Takemoto (UEM) e do Dr. Gilberto C. Pavanelli (UNICESUMAR).