PEEB ensina professores a utilizar ferramentas tecnológicas para dar aulas online

Como as escolas públicas e privadas do Ensino Infantil até o Médio têm enfrentado as novas necessidades pedagógicas impulsionadas pelo isolamento social? Sem dúvida, é um grande desafio de “reinvenção”. Para ajudá-las a lidar com tais desafios, o PEEB (Programa de Excelência da Educação Básica), ligado ao Instituto UniCesumar, está promovendo oficinas gratuitas para os docentes sobre a utilização de novas tecnologias para o ensino.

O conteúdo é oferecido por meio de quatro encontros online que falam sobre o tema: “Como usar o Google para elaborar atividades escolares". A primeira com o título “Usando o Google Drive e o Google Forms” foi realizada nesta segunda-feira, dia 29. De acordo com a coordenadora do PEEB, Tania Periotto, a experiência está sendo surpreendente. “Abrimos uma primeira turma com 250 inscritos e uma segunda com 180 professores de escolas públicas e particulares. Percebemos essa necessidade e resolvemos dar esse suporte aos docentes. Pelo interesse dos profissionais, percebemos a necessidade deles em aprender esse conteúdo”, explicou a coordenadora.

De acordo com os dados levantados pelo PEEB, entre os alunos inscritos na segunda turma, 76,9% são da rede pública, 12,4 % da rede privada e 10,8% não atuam como professores, que podem ser diretores e coordenadores. O maior interesse pelas oficinas vem de professores do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. O treinamento é destinado para professores que atuam desde a educação infantil até o Ensino Médio.

O PEEB atua sob a perspectiva das metodologias colaborativas que abrem espaço para a aprendizagem ativa, resolução de problemas, proposição de soluções de soluções e estímulo ao pensamento crítico. Em suas ações, investe esforços na busca por alternativas relacionadas com a gestão escolar, capazes de impactar na qualidade da educação básica da rede pública.

O projeto “Como usar o Google para elaborar atividades escolares” contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 4, que é “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Calendário das próximas oficinas:
06/05 – Sala de aula virtual – Google Classroom
13/05 – Usando os recursos do Word para montar seu material